FAO in Portugal

A sustentabilidade alimentar das cidades debatida em Lisboa

03/11/2017

Lisboa – Em linha com os dados da FAO que estimam um crescimento populacional mundial que atingirá cerca de 9 mil milhões em 2050 e um rápido aumento populacional nas áreas urbanas surge a vontade e a necessidade reforçada de garantir a segurança alimentar a partir de sistemas sustentáveis e resilientes. Com o intuito de debater de forma ampla e inclusiva estas temáticas, o Colégio Food, Farming and Forestry (F3) da Universidade de Lisboa organizou, juntamente com o Escritório da FAO em Portugal e junto da CPLP, a sua 2.ª Conferência Anual, sob o tema “A Sustentabilidade Alimentar das Cidades”.

Para dar continudade à colaboração entre estas duas organizações teve lugar a assinatura de um Memorando de Entendimento, pelo Chefe do Escritório de Informação da FAO em Portugal e junto da CPLP, Francisco Sarmento e pelo Reitor da Universidade de Lisboa, António Cruz Serra, com o objetivo de contribuir para a Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP (ESAN-CPLP), incluindo a melhoria da governança dos sistemas alimentares e do setor agroflorestal.

Francisco Sarmento, referiu que a colaboração entre a FAO e as Universidades pode contribuir para o desenvolvimento de estratégias regionais, nacionais e locais no âmbito da segurança alimentar, da agricultura e da nutrição, em alinhamento com os Programas Estratégicos da FAO e as Estruturas do País; para a partilha de conhecimento e fortalecimento das capacidades através da formação e capacitação; para a organização de iniciativas conjuntas e desenvolvimento de estudos técnicos em áreas relevantes; e para a promoção da participação e sensibilização nas áreas abrangidas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Na Conferência, que contou com a participação de várias entidades e atores relevantes,  provenientes de diversos quadrantes que representam aquelas que são as áreas-chave, nomeadamente, representantes do Governo Português, da Universidade de Lisboa, do Colégio F3 e investigadores das diversas faculdades pertencentes à Universidade de Lisboa, foi  apresentado o livro «Alfaces na avenida. Estratégias para (bem) alimentar a cidade», resultado da dinamização de um dos Grupos de Trabalho do Colégio F3. O mesmo encontra-se disponível para download no site do Colégio F3.

De seguida realizou-se uma sessão plenária que contou com a participação de Eduardo Diniz, da Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar (CNCDA), de Francisco Sarmento e de Teresa Sá Marques, da Coordenação da Alteração do Programa Nacional da Política de Ordenamento do Território (PNPOT) e da Universidade do Porto, com moderação de Rosário Oliveira, do Colégio F3. Nesta sessão foram apresentados e debatidos diferentes pontos de vista sobre a temática da Sustentabilidade Alimentar das Cidades. De ressalvar que Francisco Sarmento sublinhou a importância das compras públicas de alimentos para o desenvolvimento rural em Portugal, durante a sua exposição sobre Construção de Estratégias Territorias para a Segurança Alimentar e Nutricional.

Da parte da tarde, tiveram lugar duas mesas-redondas, uma sobre os sistemas alimentares na agenda urbana e outra sobre o abastecimento de alimentos nas cidades que contaram com a participação de investigadores das diversas Faculdades que constituem a Universidade de Lisboa.

Foto: FAO PT/CPLP