FAO in Portugal

FAO participa do 8º Congresso da CNA e da Agricultura Familiar Portuguesa

17/04/2018

O 8º Congresso da CNA e da Agricultura Familiar Portuguesa reuniu cerca de 1200 delegadas e delegados vindos de Norte a Sul do País em Coimbra. Estavam presentes também representantes de organizações de agricultores dos Estados-membros da CPLP e de países europeus.

O evento contou também com a presença de representantes dos Grupos Parlamentares e da Comissão de Agricultura da Assembleia da República, assim como o Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural de Portugal. Em representação do Diretor-Geral da FAO, o chefe do Escritório de Informação da FAO em Portugal e junto da CPLP fez uma intervenção sobre o sistema alimentar global, a agricultura familiar e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Integrado às comemorações do 40º Aniversário da CNA e sob o lema “Soberania Alimentar com a Agricultura Familiar”, o 8º Congresso da CNA aprovou uma série de documentos, moções e a Resolução do Congresso. De acordo com a CNA, são documentos com propostas para um Portugal mais desenvolvido e justo, em defesa da Agricultura Familiar, pelo direito à terra, às sementes e à justa remuneração da sua atividade, da coesão territorial, da defesa do ambiente e da biodiversidade e da economia, do Direito Humano a uma Alimentação Adequada e da soberania alimentar de Portugal.

 

Fotografia:  Igor Monteiro