FAO.org

Home > FAO in Portugal > Notícias > Detail
FAO in Portugal

FAO esteve presente no XVIII Congresso de Nutrição e Alimentação da Associação Portuguesa de Nutrição

16/05/2019

Porto - O Chefe do Escritório da FAO em Portugal e junto da CPLP esteve presente na Sessão Solene de Abertura do XVIII Congresso de Nutrição e Alimentação da Associação Portuguesa de Nutrição, que decorre entre hoje e amanhã, 16 e 17 de maio, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

Esta iniciativa da Associação Portuguesa de Nutrição, e na qual a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura participa integrando a Comissão de Honra do evento, tem como tema “O valor da nutrição” e reuniu cerca de 1600 participantes nacionais e internacionais, provenientes de várias áreas técnicas como Medicina, Engenharia Alimentar, Psicologia, Nutrição, entre outras.

Constituem os principais eixos de abordagem do tema central, a Economia e Nutrição, a Nutrição e Geração de Valor, e a Nutrição e o valor para as comunidades, sendo que o objetivo do Congresso é promover a reflexão sobre o valor da nutrição nas suas várias vertentes e capacitar as pessoas para a perceção sobre esse mesmo valor em diferentes setores.

No momento de abertura do Congresso, o Secretário de Estado da Defesa do Consumidor, João Torres, defendeu a promoção de estilos de vida saudáveis enquanto questão prioritária do governo, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Referiu também que por essa razão a concertação com o setor privado é fundamental bem como uma perspetiva holística que compreenda a coordenação entre os diferentes setores do governo. João Torres salientou ainda que a política de defesa do consumidor tem um papel fundamental nesta área.

Para Célia Craveiro, Presidente da Direção da Associação Portuguesa de Nutrição, esta iniciativa, devido à sua forte componente internacional, permite um importante intercâmbio técnico e científico com outros países.