FAO in Portugal

FAO dinamiza workshop em Évora sobre o Ano Internacional da Agricultura Familiar

03/06/2014

Lisboa - Decorreu no dia 3 de junho, nas instalações da Associação Comercial do Distrito de Évora o Workshop Agricultura Familiar, no âmbito da celebração do Ano Internacional da Agricultura Familiar.

Este evento foi organizado pelo Centro UNESCO Aldeia das Ciências e pela FAO - Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura - e teve como parceiros institucionais a Comissão Nacional da UNESCO e a Associação Comercial do Distrito de Évora.

O workshop contou com uma palestra apresentada por Hélder Muteia, Representante da FAO em Portugal, que se debruçou sobre os objetivos do Ano Internacional da Agricultura Familiar, as características e os desafios enfrentados pela agricultura familiar, nomeadamente a problemática da sustentabilidade ambiental. Alguns exemplos de possíveis caminhos e soluções também foram apresentados e debatidos.

Ana Muller, também do Escritório da FAO em Portugal, apresentou ainda a Campanha Juntos Contra a Fome na CPLP, uma iniciativa desenvolvida em parceria pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e a FAO, com o objetivo de mobilizar fundos para financiar projetos no âmbito da Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP (ESAN-CPLP).

Neste workshop os participantes tiveram possibilidade de adquirir novos conhecimentos no âmbito da agricultura familiar e houve também a possibilidade de observar a confeção de alimentos em fornos solares artesanais, uma iniciativa do Centro UNESCO Aldeia das Ciências.

O workshop realizou-se no âmbito do plano de trabalho conjunto para 2014 assinado entre o Escritório da FAO em Portugal e a Comissão Nacional da UNESCO, que procura desenvolver atividades conjuntas, nomeadamente no âmbito das comemorações do Ano Internacional da Agricultura Familiar.