FAO in Portugal

INIAV e FAO realizam uma sessão de trabalho e planeamento

21/11/2014

Lisboa – Uma equipa da FAO, composta por Hélder Muteia, Representante da FAO em Portugal e junto da CPLP, e Ana Muller, Responsável de Informação, esteve no passado dia 19 presente numa reunião na sede do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), com o objetivo de estreitar as relações entre as entidades e planear ações conjuntas para futuro.

A equipa da FAO foi recebida pelo Presidente do Conselho Diretivo do INIAV, Nuno Canada, que fez uma breve apresentação geral sobre o INIAV, e pelos diretores das quatro Unidades Estratégicas de Investigação e Serviços (UEIS), entre eles Benvindo Maçãs, da UEIS de Biotecnologia e Recursos Genéticos, Amélia Lopes, da UEIS de Sistemas Agrários e Florestais e Sanidade Vegetal, Jorge Barbosa, da UEIS de Tecnologia e Segurança Alimentar e Miguel Fevereiro, da UEIS de Produção e Saúde Animal, que apresentaram as suas respetivas áreas.

Este encontro, realizado no âmbito Acordo Quadro assinado em 2012 entre FAO e o Governo Português, procurou aprofundar o conhecimento mútuo entre as entidades, bem como identificar áreas de interesse comum para o desenvolvimento de parcerias e iniciativas conjuntas para os próximos anos.

Em particular, o INIAV demonstrou um grande interesse em estabelecer uma cooperação próxima com os países da CPLP, aos quais pode disponibilizar capacitação, formação, consultadoria, serviços, transferência de tecnologia, entre outras atividades, nas mais diversas áreas, entre as quais, produção animal e vegetal, ambiente e recursos naturais, floresta, agroindústrias, recursos genéticos e melhoramento, alimentação animal, saúde animal e segurança alimentar, etc.

O Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária é o Laboratório de Estado do Ministério da Agricultura e do Mar, que desenvolve atividades de investigação nas áreas de agronómica e veterinária.

Criado em 2012, ficou com as atribuições relacionadas com a investigação agrária (do L-INIA) e veterinária (do L-LNIV) do antigo Instituto Nacional dos Recursos Biológicos (INRB), tendo as atribuições deste último, relativas às áreas das pescas e da aquicultura sido agregadas no Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O INIAV tem por missão a concretização da política científica e a realização de investigação de suporte a políticas públicas, na defesa dos interesses nacionais e na prossecução e aprofundamento de políticas comuns da União Europeia.

O INIAV detém também os Laboratórios Nacionais de Referência para as doenças dos animais, para a segurança alimentar e para as doenças e pragas das plantas.