FAO in Portugal

FAO presente na III Reunião Técnica dos Pontos Focais da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da CPLP

25/11/2014

Lisboa - Decorreu no dia de ontem o primeiro dia da III Reunião Técnica dos Pontos Focais da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), na Sede da organização.

Os representantes dos Estados-membros da CPLP debateram a implementação do Plano Estratégico de Cooperação Multilateral no Domínio da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, nomeadamente as ações prioritárias a implementar no biénio 2014-2016.

O representante da FAO em Portugal e junto da CPLP, Hélder Muteia, fez uma intervenção durante esta reunião onde destacou a importância da temática da segurança alimentar e nutricional e propôs a criação de um grupo de trabalho da CPLP no âmbito da investigação agro-alimentar. Esta ideia foi bem acolhida por todos os participantes.

No contexto desta reunião foram também debatidos: o ponto de situação das deliberações da X Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, realizada em Díli, a 22 de Julho de 2014, e da VI Reunião de Ministros da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, realizada em Maputo, a 15 de Abril de 2014.

O investimento na educação é essencial para sedimentar a base da construção para uma sociedade mais informada, ativa e envolvida nestas problemáticas.