FAO in Portugal

Corrida Juntos Contra a Fome reúne milhares de participantes em Cascais

30/11/2014

Lisboa – Teve lugar hoje, dia 30 de novembro a Corrida Juntos Contra a Fome, mais uma iniciativa no âmbito da Campanha “Juntos Contra a Fome na CPLP”.

A In Totum juntou-se à Campanha Juntos Contra a Fome e, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, decorreu uma iniciativa que conjuga o lazer, o exercício físico e a solidariedade, designada por Corrida Juntos Contra a Fome. Este evento dirigiu-se à população em geral e, em especial, às Comunidades dos Países de Língua Oficial Portuguesa, empresas e organizações.

Com o lema “É com a sua energia que vamos alimentar milhares de pessoas!”, a prova, que contou com uma Corrida de 10km e uma Caminhada de 5km, e reuniu cerca de 3 mil pessoas, teve início no Passeio Dom Luis I, junto à Câmara Municipal de Cascais.

Os fundos captados no decorrer da Campanha: "Juntos contra a Fome!" serão destinados a financiar projetos e atividades de curto e médio prazo, e com impacto imediato na qualidade de vida e na segurança alimentar das comunidades mais vulneráveis, alinhados e harmonizados com os eixos prioritários da Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP (ESAN-CPLP), que integra os princípios fundamentais do direito humano à alimentação e da soberania alimentar.

A linha de financiamento terá as seguintes áreas de intervenção:

  • Territórios Livres de Fome - Ampliar e qualificar a participação social na governança da Segurança Alimentar, com uma componente prática de resolução de problemas específicos das comunidades locais gerando também boas práticas para possíveis políticas públicas nacionais.
  • Crianças com Futuro - Reforçar os serviços básicos locais na área da educação e saúde, incluindo programas de alimentação escolar, acesso a água potável e saneamento.
  • Agricultores Sem Fome - Promover a disponibilidade de alimentos, através do reforço da produção interna com base nos pequenos produtores, atendendo às suas necessidades alimentares, quer pela via do autoconsumo, quer aumento dos rendimentos familiares disponíveis pela venda da sua produção.

 

Mais informações: