FAO in Portugal

Participantes do workshop da FAO visitam entidades portuguesas do sector agroalimentar

03/12/2014

Teve lugar hoje, dia 3 de dezembro, a visita de campo no âmbito do Atelier de Formação sobre Planejamento e Implementação de Operações de Agricultura Contratual, que decorreu na sede da CPLP em Lisboa entre os dias 1 e 4 deste mês.

Com o apoio do Gabinete de Planeamento e Políticas, do Ministério da Agricultura e do Mar de Portugal, foi possível estabelecer os contactos e organizar a visita a duas entidades portuguesas, que praticam diversos modelos de agricultura contratual.

Da parte da manhã, o grupo visitou a AgroCamPrest, uma cooperativa agrícola localizada em Arruda dos Vinhos, que foi constituída em 1977. Esta cooperativa iniciou a sua atividade com 151 membros e conta atualmente com 4.599 sócios. Dedica-se a um diversificado leque de atividades, incluindo compra, venda e prestação de serviços, serviços produtivos comuns (sementeira direta), hortifruticultura (tomate, pimento, courgette), produção integrada, etc.

Os participantes tiveram oportunidade de assistir a uma apresentação sobre a cooperativa por parte de Luís Alenquer, Presidente da AgroCamPrest, e com o contributo de uma produtora, onde foram discutidos os modelos contratuais praticados quer a montante, com os produtores, quer a jusante, com a indústria que compra os produtos agrícolas para processamento.

De tarde, o grupo visitou a Campotec, uma empresa constituída em 1994 e reconhecida como organização de produtores hortofrutícolas em 1995, que se situa no litoral Oeste, perto de Torres Vedras. A Campotec dedica-se ao comércio de fruta, batata e produtos hortícolas minimamente processados (4ª gama). Desde a sua fundação, a empresa tem como objetivo principal uma produção de elevada qualidade aliada a um "know-how" dos modos de produção usufruindo de um corpo técnico permanente para assessoria e investigação.

Os participantes assistiram a uma breve apresentação sobre a empresa por parte de José Burnay, Presidente do Conselho de Administração da Campotec, e de dois produtores, onde foi discutido o modelo de negócio e organização da empresa, bem como os contratos praticados com a grande distribuição.

Tiverem ainda a oportunidade de visitar a área de conservação e embalamento dos produtos agrícolas (principalmente batata, maçã, pêra e legumes), bem como uma das câmaras frigoríficas onde são conservados os produtos de 4ª gama.

Estas duas visitas foram importantes contribuições para as discussões e análises que se realizaram durante o atelier de formação, já que os participantes puderem ver na prática as temáticas apresentadas pelos formadores da FAO.