FAO in Portugal

FAO visita Instituto Politécnico de Beja

29/01/2015

Lisboa – O Escritório da FAO em Portugal esteve ontem presente no Instituto Politécnico de Beja (IPBeja), num programa que teve como principal atividade uma conferência sobre “A importância da Agricultura Familiar no desenvolvimento social e económico a nível mundial”,apresentadapor Hélder Muteia, Representante da FAO em Portugal e junto da CPLP. O programa também incluiu uma visita aos Laboratórios da Escola Superior Agrária e a discussão de futuras colaborações entre as entidades.

A Conferência foi aberta pelo Prof. Vito Carioca, Presidente do IPBeja, e contou com a presença de professores e alunos dos cursos de Agronomia, Tecnologias alimentares e Desenvolvimento rural, que contribuíram para a dinamização do debate após a palestra. O encerramento ficou a cargo daProfª Maria Margarida Pereira, Diretora da Escola Superior Agrária do IPBeja, que apresentou os projetos que estão a ser desenvolvidos pelo Instituto.

Durante a sua apresentação, Hélder Muteia referiu que a agricultura familiar é um pilar socioeconómico, ambiental e cultural que contribui para a segurança alimentar mundial e é, por isso, fundamental para a erradicação da pobreza e da fome.

A visita aos Laboratórios teve como objetivo o conhecimento das potencialidades do IPBeja, particularmente em relação aos laboratórios dos solos, que assistem os agricultores com análises e recomendações. Foram, por isso, também equacionadas atividades no âmbito do Ano Internacional dos Solos, que está a ser celebrado em 2015.

Está ainda prevista uma nova visita do Escritório da FAO em Portugal em meados de 2015 com vista à discussão de projetos conjuntos concretos.

 

Ver vídeo