FAO in Portugal

Dissertação de mestrado destaca crédito agrícola

18/07/2016

No passado dia 6 de julho, decorreu a defesa da dissertação de mestrado nas instalações da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/NOVA), sobre o tema “Inclusão financeira nas pequenas e médias empresas da indústria alimentar no Togo”.

Na presença da orientadora e professora da FCSH/NOVA, Ana Firmino, do Coordenador do Mestrado em Gestão do Território da FCSH/NOVA, Carlos Silva, e do Representante da FAO em Portugal e junto da CPLP, Hélder Muteia, o autor Manuel Tabiou, propôs-se assim à obtenção do grau de Mestre em Gestão do Território.

A pesquisa esteve orientada para a dinâmica de pequenas e médias empresas dedicadas à produção e processamento de 3 culturas de rendimento, nomeadamente o cacau, a soja e a castanha de caju.

Destacou o papel do estado, do sector bancário bem como outras entidades fornecedoras de oportunidade de crédito e demais serviços financeiros.

Embora tenha constatado a existência de barreiras de acesso ao crédito, revelou que esses constrangimentos representam oportunidades para o sector bancário, para o sector público e os demais atores dos sistemas agrícolas.

Manuel Tabiou sugeriu que seria interessante serem realizados estudos dentro do mesmo tema, em países diferentes de modo a ser possível comparar os resultados obtidos.

Hélder Muteia dirigiu congratulações ao autor pela escolha do tema e também pela análise detalhada da situação do Togo, salientando a importância da agricultura para o desenvolvimento económico deste país.