FAO.org

Home > FAO in Portugal > Notícias > Detail
FAO in Portugal

FAO Portugal visita Instituto Superior de Agronomia

17/11/2016

Lisboa – No passado dia 8 de novembro foi aprofundada a cooperação entre o escritório da FAO Portugal e o Instituto Superior de Agronomia (ISA) numa sessão de trabalho em que participou a delegação FAO Portugal. Este foi um dia de trabalho produtivo e prazeroso na companhia do grupo de trabalho estabelecido. Foi ainda feita uma visita guiada pela Tapada, o deslumbrante espaço verde de 100ha em que se insere o ISA.

O Instituto Superior de Agronomia (ISA) da Universidade de Lisboa é a maior e mais qualificada escola de graduação e pós-graduação em Ciências Agrárias nacional, sendo o seu know-how reconhecido nacional e internacionalmente. Com mais de 160 anos de experiência nos domínios das Ciências e Engenharias Agronómica, Zootécnica, Florestal, Alimentar, do Ambiente e ainda da Arquitetura Paisagista e da Biologia, o ISA é responsável por realizar processos de transferência de tecnologia e contribuir para o desenvolvimento sustentável e a competitividade do País.

Uma vez contextualizada sobre as competências e valências indubitáveis desta instituição de ensino, foi a vez de Hélder Muteia, Representante da FAO em Portugal e junto da CPLP, apresentar o gabinete da FAO Portugal. Sendo uma das suas grandes missões, a implementação do Estratégia Regional de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP, a importância do papel de parcerias com o mundo académico revela-se inquestionável. Uma parceria com o ISA representa assim uma oportunidade para estabelecer e consolidar grupos de consulta essenciais a uma ação sustentada e visão abrangente por parte da FAO.

Posteriormente, foram apresentadas as várias unidades de investigação e apoio técnico do ISA: Centro de Estudos Tropicais para o Desenvolvimento (CENTROP), apresentado pelo seu Presidente, Professor Manuel Correia; Associação para a Inovação e o Desenvolvimento Empresarial (INOVISA) pela Coordenadora da área GLOBAL, Ana Teresa Vaz; Associação para o Desenvolvimento do ISA (ADISA) pela sua Presidente Isabel de Sousa e Vice-Presidente Cristina Oliveira; Centro de Estudos Florestais (CEF) pela sua Coordenadora Professora Helena Pereira; e, o Centro de Investigação em Agronomia, Alimentos, Ambiente e Paisagem (LEAF) pela sua Coordenadora Professora Helena Oliveira com maior foco no Grupo4 LEAF Eco-Novel Food and Feed pela sua Coordenadora Isabel de Sousa.

Houve ainda lugar a uma apresentação sobre a “Agricultura de precisão - ferramentas digitais para o aumento da competitividade da agricultura em Portugal” feita pelo Professor Ricardo Braga que surpreendeu pela sua inovação e extrema relevância para o futuro da agricultura, dos sistemas alimentares e para o desenvolvimento de Portugal.

Para concluir o dia de trabalho, Hélder Muteia apresentou a visão da FAO sobre os “Desafios globais na agricultura e na alimentação”. O mesmo realçou o papel da academia no suporte de decisões de organizações como a FAO que lidam com questões complexas como a segurança alimentar pois, nas suas palavras, “abordar os alimentos obriga a estuar os sistemas alimentares, os quais incluem obrigatoriamente o Ambiente, a Sociedade e a Economia ”.