FAO in Portugal

Seminário Internacional promove a Segurança e Soberania Alimentar

12/04/2017

Lisboa - Entre os dias 5 e 7 de abril, realizou-se o Primeiro Seminário Internacional de Segurança e Soberania Alimentar, na Universidade Estadual do Ceará (UECE) e na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Brasil, com objetivo de fortalecer o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSAN-CPLP).

No primeiro dia, o encontro foi aberto aos interessados e contou com a participação de alunos da UECE, da sociedade civil e gestores das políticas Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) no Estado e Capital. Na abertura esteve presente o Reitor da UECE José Jackson Coelho Sampaio. Da parte da manhã, numa mesa redonda discutiu-se a Segurança Alimentar e Nutricional no contexto da CPLP. Foram apresentadas ações na área da Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN) e as perspetivas de atuação frente ao fortalecimento do Mecanismo de Facilitação da Participação das Universidades no CONSAN-CPLP.

No período da tarde, trocou-se experiências na área da pesquisa em SSAN entre as diferentes universidades. O seminário também teve o propósito de comemorar 40 anos do Curso de Nutrição da UECE e promover a articulação da Rede Regional de Investigadores em Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará.

Este seminário foi bastante produtivo no âmbito da SAN e do Mecanismo da Facilitação da Participação das Universidades no CONSAN-CPLP (MU-CPLP). Foram conseguidas ações importantes das quais a dedicação de investigadores brasileiros e africanos no Brasil em estreitar os laços e ampliar a Rede do MU-CPLP realizado a partir da Unilab (Ceará e Bahia); o desenvolvimento duma plataforma com portfólios de investigadores e tecnologias tendo início apõs o CONSAN-CPLP; e a oferta, por parte das universidades, dum curso de especialização em SAN para os africanos na Unilab e Cearences.

As Universidades são um grande contributo para o CONSAN-CPLP e este seminário mostra-nos o esforço por parte delas e o impacto positivo que podem e já têm.