FAO in Portugal

Plataforma de apoio à segurança alimentar e nutricional implementada em Moçambique

15/05/2017

Lisboa – Os governos de vários países têm reforçado o seu compromisso com a segurança alimentar e nutricional de toda a população. Em Moçambique, cerca de 43% da população sofre de desnutrição crónica, com grande expressão em crianças com menos de 5 anos e, por isso, aFAO e a União Europeia (UE) são parceiros na implementação da Plataforma FIRST, uma plataforma de Impacto, Resiliência, Sustentabilidade e Transformação para a Segurança Alimentar e Nutricional. Esta plataforma pretende ajudar os governos a alcançar a Fome Zero, através do compromisso de desenvolver políticas, estratégias e programas que procurem efetivamente apoiar a segurança alimentar, a nutrição e a agricultura sustentável.

Em Moçambique a plataforma FIRST prestará assistência técnica focada no apoio organizacional e institucional à Secretaria Técnica de Segurança Alimentar e Nutricional (SETSAN), garantindo a integração racional da Segurança Alimentar e Nutricional e da Agricultura Sustentável nos quadros jurídicos nacionais. Além desta assistência, a FIRST também defende a integração da Segurança Alimentar e Nutricional e da Agricultura Sustentável nas principais políticas nacionais, o apoio à implementação descentralizada de programas nacionais integrados, o reforço da coordenação multissectorial através do estabelecimento do CONSAN (liderado pelo SETSAN) e a capacitação dos principais atores políticos e de planeamento nos sectores da alimentação e da nutrição.

A plataforma FIRST encontra-se atualmente em África, Ásia, América Latina, Caribe e região do Pacífico, sendo que, desde o início deste programa, mais de 45 governos manifestaram formalmente o seu interesse no mecanismo de assistência política da UE e da FAO. Esta é uma iniciativa que contribui diretamente para dois dos principais objetivos estratégicos da FAO e também para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): eliminação da fome, insegurança alimentar e desnutrição; e fome zero e agricultura sustentável.

 

Mais informações: http://www.fao.org/europeanunion/eu-projects/first/en/