FAO em São Tomé e Príncipe

Vice-ministro chinês foi eleito a cargo do diretor-geral da FAO

Novo diretor-geral da FAO eleito © FAO

24/06/2019

24 de Junho de 2019, São Tomé – Depois de dois mandatos consecutivos como Diretor Geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), eis que o vice-ministro chinês da Agricultura, Qu Dongyu, vai substituir o brasileiro José Graziano da Silva.

Com 108 votos, o novo diretor-geral da FAO, com sede em Roma, conseguiu obter a maioria absoluta na primeira volta da votação.

Defensor de um maior alinhamento das políticas da FAO com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, o chinês Qu Dongyu tornou-se neste domingo (dia 23 de junho) o nono diretor-geral da Organização desde a sua fundação, prevendo um mandato com início a 01 de agosto de 2019 e término previsto a 31 de julho de 2023.

No seu discurso, o recentemente eleito diretor-geral eleito sublinhou "Hoje é o nosso dia. Os países-membros fizeram um novo ponto de partida da história. Hoje é o nosso dia, para marchar pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030",

O futuro diretor-geral da FAO prometeu "fazer tudo para ser imparcial e neutro."

Durante a campanha, disse que iria concentrar-se na erradicação da fome em zonas pobres, modernizar a agricultura em zonas tropicais e secas, promover a digitalização e inovações nos modelos de cooperação.