FAO em São Tomé e Príncipe

Chegada da nova missão da FAO destinada ao lançamento de três projetos de cooperação técnica

Equipa da missão acompanhada pelo Ministro da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento rual (ao centro) e pelo Diretor de Estudos e Planemanto (à direita) © FAO/ Denilson Costa

29/07/2019

29 de Julho de 2019, São Tomé – A equipa do Escritório da FAO para a África Central responsável pelos setores das polítcas agrícolas, florestas e pecuária chegou hoje a São Tomé.   A missão de trabalho teve como objetivo participar do lançamento oficial e discussão técnica de três novos projetos de cooperação financiados pela FAO em prol da alimentação e agricultura de São Tomé e Príncipe.

Em entrevista à comunicação social nacional, Adama Taoko, chefe da missão e responsável pelo sector de Políticas Agrícolas da FAO para os países da África Central, referiu que “São Tomé e Príncipe, enquanto parceiro e membro da FAO, dispõe de todas as ajudas técnicas e financeiras que a Organização pode fornecer a um país. Enquanto uma Organização que presta assistência técnica, a FAO auxilia o Estado no cumprimento dos seus objetivos, e para isso que estamos cá”.

Ainda em declaração aos media nacionais, o chefe da missão sublinhou que estes projetos constituem importantes iniciativas  para revitalizar a economia local, melhorar a qualidade dos serviços públicos do setor da agricultura e contribuir para a segurança alimentar e nutricional da população são-tomense.

Os três projetos foram assinados no mês de maio entre o Representante da FAO para São Tomé e Príncipe e Coordenador Sub-regional da África Central, Hélder Muteia, e o Ministro da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural, Francisco dos Ramos. Após a preparação do arranque das atividade estar concluída, procedeu-se ao lançamento público e discussão técnica dos planos de trabalho com os quadros do ministério da agricultura envolvidos na sua implementação, de modo a garantir o devido engajamento e conhecimentos das atividades.

Recorde-se que estes projetos se enquadram no âmbito do Quadro Programação-País (CPP) assinado entre a FAO e o Governo para o período de 2018 a 2022. Por esta razão, a elaboração dos mesmos foi realizada conjutamente por representantes de ambas as partes e responde, portanto, às prioridades enunciadas pelo Governo para o desenvolvimento nacional.