Escritório Regional da FAO para a América Latina e o Caribe

Segunda Cúpula Parlamentar Global contra a Fome e a Má Nutrição

Evento Híbrido , 15/06/2023 - 16/06/2023

transmissões ao vivo

 

Bem antes da pandemia de COVID-19, o mundo não estava no caminho certo para acabar com a fome e a má nutrição em todas as suas formas até 2030. Parlamentares – com poderes para elaborar e adotar legislações, aprovar orçamentos públicos e monitorar a implementação de políticas públicas e de compromissos dos governos – estão bem posicionados para garantir que a segurança alimentar e a nutrição sejam priorizadas nas agendas políticas e legislativas nacionais, de acordo com os contextos e necessidades específicas de suas sociedades.

Parlamentares de todo o mundo se reunirão na Segunda Cúpula Parlamentar Global contra a Fome e a Má Nutrição para compartilhar suas experiências de implementação de legislação sobre questões relacionadas à segurança alimentar e nutricional, discutir necessidades e prioridades para enfrentar os desafios associados à fome e à má nutrição e construir relações entre pares parlamentares e parlamentos. A Cúpula explorará a possibilidade de criar compromissos voluntários formais por meio de redes de parlamentares com base em um Pacto Parlamentar Global, que incluiria monitoramento periódico e acompanhamento dos resultados e conquistas legislativas.

A Cúpula vai

  1. reafirmar a urgência de acabar com a fome e a má nutrição como parte dos objetivos globais de desenvolvimento sustentável, enfatizando o papel crucial que os parlamentares têm para garantir a segurança alimentar e nutrição por meio da adoção de abordagens sensíveis ao gênero.
  2. identificar e compartilhar exemplos de boas práticas, particularmente relacionadas ao desenvolvimento de legislação inovadora, que tenham sido eficazes na erradicação da fome e da má nutrição ou que prometam ser.
  3. identificar as principais áreas prioritárias para futuras ações parlamentares sobre segurança alimentar e nutrição.
  4. construir consenso entre os parlamentares sobre a necessidade de ação nessas áreas prioritárias e estimular um compromisso político mais amplo (através de um pacto) e apoio para tal ação, incluindo apoio aos esforços parlamentares para desenvolver estruturas fortes de política jurídica, coerentes e abrangentes, para promover a melhoria da alimentação segurança e nutrição de forma mais ampla. 

Videos