FAO no Brasil

Brasil promove consulta nacional preparatória a simpósio regional que vai tratar de sistemas alimentares sustentáveis

Foto: Úrsula Zacarias/FAO
14/08/2017

Na última sexta-feira (11), o Representante da FAO no Brasil, Alan Bojanic, participou da consulta nacional para o Simpósio Regional sobre Sistemas Alimentares Sustentáveis para uma Alimentação Saudável, que será realizado de 5 a 7 de setembro, em El Salvador. 

O objetivo da consulta nacional, promovida pela Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), foi o intercâmbio de conhecimentos para fomentar e consolidar reflexões, posições e acordos prévios ao Simposio. 

Além da FAO, representantes da Opas/OMS, do Programa Mundial da Alimentação (PMA), do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), e do governo federal participaram da reunião da Caisan. Coordenada pelo Ministério do  Desenvolvimento Social (MDS), a câmara reúne representantes de 20 ministérios e secretarias especiais. 

Na avaliação de Alan Bojanic, da FAO Brasil, este documento que será apresentado pelo Brasil no Simpósio integra novas propostas à estratégia já executada pelo país no combate à fome. Para Bojanic, o documento sinaliza o compromisso do Brasil com a erradição da fome, e no sentido de seguir mantendo seus níveis de políticas públicas  e de investimentos sociais. “A experiencia brasileira é, sem dúvida, é uma referência para a América Latina”.    

Além do Brasil, outros países estão realizando suas consultas nacionais como México,  El Salvador, Chile, Costa Rica, Equador, Panamá, Peru, Guatemala, Jamaica e Paraguai. 

De acordo com secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do  Desenvolvimento Social (MDS), Caio Rocha, o evento será uma oportunidade para observar ações que contribuam para um maior acesso a uma alimentação saudável, para a redução da insegurança alimentar entre crianças e em comunidades e povos tradicionais e para o combate ao sobrepeso e à obesidade, como aponta o segundo Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Plansan). 

O Brasil é o país da América Latina que mais investe na segurança alimentar e nutricional. Temos uma agenda muito definida, o que nos guia para a construção das políticas públicas. Mas queremos também aprender com as políticas dos outros países”, destacou Rocha. 

Simpósio

O Simpósio Regional sobre Sistemas Alimentares Sustentáveis para a Alimentação Saudável é promovido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e Organização Pan-americana de Saúde (Opas/OMS), com o objetivo de reunir os países para promoção de estratégias para alcançar sistemas alimentares sustentáveis, justos e inclusivos que garantam o direito à alimentação adequada e para acabar com todas as formas de má nutrição, contribuindo assim para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na América Latina e no Caribe.