FAO no Brasil

Publicações

O relatório Os povos indígenas e tribais e governança florestal. Uma oportunidade para a ação climática na América Latina e no Caribe é uma evidência convincente da importância e da urgência de proteger as florestas e as comunidades nos territórios dos povos indígenas e tribais. Ele mostra que as ameaças a essas florestas e seus habitantes estão crescendo de forma desproporcional e insustentável, apesar de os povos indígenas e tribais terem sido bons administradores da natureza. Para lidar com essa situação, propõe um conjunto de investimentos e políticas que os financiadores do clima e os tomadores de decisões governamentais, em coordenação comos povos indígenas e tribais, devem adotar para contribuir para a geração de verdadeiros processos de desenvolvimento sustentável com identidade deste setor da sociedade. Disponível aqui. (Português)


O documento O Estado Situacional das Escolas Sustentáveis 2021 apresenta uma síntese do estudo intitulado "O Estado Situacional das Escolas Sustentáveis na América Latina e no Caribe-2021", que compila experiências da implementação da metodologia Escolas Sustentáveis (ES) nos países da região e a atualização de suas estatísticas, destacando aspectos como desafios, aumento de escala, implicações, aumento dos programas de alimentação escolar, lições aprendidas e recomendações, com vistas à disseminação de boas práticas, incluindo o período da pandemia, apresentando uma visão geral da situação das escolas sustentáveis na região até 2021. Disponível aqui. (Português)


Panorama Regional de Segurança Alimentar e Nutricional na América Latina e no Caribe 2022 analisa o custo da alimentação saudável e adverte que, atualmente, seu acesso na América Latina e no Caribe é o mais caro, se comparado ao resto do mundo. Além disso, a publicação destaca os desafios para melhorar o acesso aos alimentos saudáveis, e a importância de se discutir o alto custo da alimentação saudável na região e nos países, para, assim, enfrentar o aumento da fome, a insegurança alimentar e má nutrição em todas as suas formas. O documento também destaca exemplos de políticas nacionais que permitiram maior acesso econômico a alimentos nutritivos e melhoraram a segurança alimentar e nutricional da população. Disponível aqui. (Espanhol)


Reconhecendo a importância do COOPERA PARANÁ e da ATER para a Agricultura Familiar, o projeto “Apoio ao Programa de Fortalecimento do Cooperativismo na Agricultura Familiar - TCP/BRA/3702/C2” desenvolveu três estudos que culminaram na elaboração de recomendações sobre: Cooperativismo, Ater e Pesquisa Agropecuária, e Ater digital pós-COVID-19. Os resultados desses estudos são apresentados na publicação Fortalecimento da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas de fortalecimento da Agricultura Familiar, Segurança Alimentar e Desenvolvimento Rural Sustentável. Download aqui. (Português)


O folheto Preparação do algodão para a colheita mecanizada, produzido no âmbito do projeto +Algodão, explica em passos simples quais são os protocolos básicos para realizar a colheita mecanizada de algodão de forma eficiente, especialmente com a colheitadeira de uma linha acoplada a um trator. Download aqui. (Português)


A publicação Juntos somos mais algodão conta a história do projeto +Algodão é executado desde 2013 pela Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e sete países parceiros – Argentina, Bolívia, Equador, Colômbia, Haiti, Paraguai e Peru. É uma iniciativa de cooperação Sul-Sul trilateral, que visa à promoção de sistemas de produção sustentáveis e inclusivos, a partir de perspectiva integral da cadeia de valor do algodão, a fim de contribuir com o desenvolvimento rural, a agregação de valor, o comércio justo e o sistema agrotêxtil inclusivo. Download aqui. (Português)


O consumo de frutas, legumes e verduras (FLV) tem sido apontado como importante fator para a garantia da saúde, boa nutrição e prevenção de doenças crônicas, incluindo a obesidade e o câncer. A publicação Laboratório de Inovação: Incentivo à Produção, à Disponibilidade, ao Acesso e ao Consumo de Frutas, Legumes e Verduras busca inspirar a adoção de estratégias inovadoras e criativas capazes de responder aos constantes desafios do acesso e consumo das FLV. No âmbito internacional, acredita-se que essa experiência brasileira pode inspirar iniciativas semelhantes na Região das Américas que, apesar de contextos distintos, apresentam desafios similares quanto a promover saúde, alimentação e nutrição adequadas às populações por meio de sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis. Download aqui. (Português)


A publicação de Diagnóstico sobre sistemas de dados agrícolas do Brasil para um sistema nacional de avaliação de danos e perdas por desastres na agricultura tem como objetivo elaborar um diagnóstico de capacidades técnicas e institucionais para avaliar sistematicamente danos e perdas devido a desastres no setor agrícola. A pesquisa permitiu uma ampla revisão dos sistemas estatísticos, registro de dados e análise de perdas e danos no Brasil. Download aqui. (Português)


O e-book Verde Urbano, o primeiro da série Eu, o meio ambiente e você. De escrita e didática leve, traz diversos temas relacionados ao ecossistema urbano, como por exemplo, a biodiversidade das cidades, o plantio e manejo de árvores, regulação do clima e ciclo hidrológico, sequestro e estoque de carbono e benefícios à saúde física e mental, além dos aspectos cênicos da ornamentação de ruas e avenidas que hospedam milhares de pessoas em nossas cidades. Download aqui. (Português)


A publicação Fórum de Corregedores da Justiça do MATOPIBA apresenta um exemplo regional bem-sucedido de quatros estados brasileiros –Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia–, que a partir de uma iniciativa própria do Judiciário formaram o Fórum Fundiário dos Corregedores. Este Fórum é uma instância criada para a construção e a operacionalização de ações concretas tendo como referência as DVGT e que vem mudando de maneira muito favorável o cenário da regularização fundiária nessa região. Download aqui. (Português)