FAO no Brasil

Campanha da FAO “Mulheres Rurais, Mulheres com Direitos” é apresentada na Agrotins 2020

Foto: Tamires Kopp
26/05/2020

Brasília, 26 de maio de 2020 – O Representante no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Rafael Zavala, participará na próxima quinta-feira (28), às 11 horas, da videoconferência de apresentação da campanha Mulheres Rurais 2020, na Feira Agrotecnológica de Tocantins (Agrotins) 2020. Este ano, em que completa 20 anos, o evento será 100% digital, e terá como tema Cerrado Sustentável. 

A 5ª edição da campanha Mulheres Rurais, Mulheres com Direito 2020-2021 é uma iniciativa conjunta e colaborativa internacional e intersetorial promovida pela FAO na América Latina e no Caribe. No Brasil, o comitê que executa as ações da campanha de maneira conjunta é formado pelos escritórios da FAO e ONU Mulheres no Brasil e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). 

O objetivo da campanha Mulheres Rurais, Mulheres com Direito 2020-2021 é dar visibilidade ao papel importante das mulheres rurais, indígenas e afrodescendentes, especialmente diante de um complexo contexto de desigualdades estruturais e de desafios sociais, econômicos e ambientais. Diante do impacto da pandemia de COVID-19 na região, os desafios tornaram-se ainda maiores. 

Zavala apresentará as ações que serão promovidas pela FAO no país no âmbito da campanha e a Oficial de Gênero da FAO para a América Latina e o Caribe, Claudia Brito, apresentará a estratégia em nível regional. 

Além disso, estão previstas a participação da Ministra do MAPA, Tereza Cristina; e do Secretário Técnico da Reunião Especializada da Agricultura Familiar (REAF Mercosul), Lautaro Viscay, que também apresentarão as ações da campanha que serão executadas no Brasil e na região. 

Mulheres rurais: guardiãs do desenvolvimento sustentável

Faltam apenas 10 anos para que sejam cumpridos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que contêm mais de 30 metas relacionadas à igualdade de gênero. 

A campanha deste ano buscar visibilizar o papel crucial que as mulheres rurais desempenham em suas comunidades, como guardiãs de sementes, alimentos tradicionais, água, terra, recursos naturais, sabedoria ancestral, cultura, direitos humanos, entre outros, tornando-as verdadeiras guardiãs do desenvolvimento sustentável.