FAO no Brasil

Especialistas da região debatem como recuperar e transformar os sistemas agroalimentares pós-COVID-19

04/11/2020

A FAO, juntamente com a CEPAL, Banco Mundial, BID, OCDE, FIDA, IFPRI e WFP, entre outros, participarão de um seminário virtual de três dias.

De 4 a 6 de novembro, 70 especialistas internacionais da América Latina e do Caribe e de todo o mundo discutirão como recuperar e transformar os sistemas agroalimentares da região após o impacto da pandemia de COVID-19.

Um seminário virtual de três dias (que pode ser visto ao vivo no link) buscará identificar políticas para evitar uma crise alimentar decorrente da pandemia e promover um novo marco de políticas públicas relacionadas à alimentação e à agricultura.

Participam a Diretora da Divisão da América Latina e do Caribe do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA), Rossana Polastri, o Diretor Geral do Instituto Internacional de Pesquisa em Política Alimentar (IFPRI), Manuel Otero, o Secretário Geral da Secretaria de Integração Econômica Centro-americana (SIECA), Melvin Enrique, e o Diretor Regional do Programa Mundial de Alimentos (WFP) para a América Latina e o Caribe, Miguel Barreto.

O primeiro dia do seminário discutirá os desafios institucionais no novo cenário pandêmico, bem como os paradigmas de política setorial implementados nas últimas décadas, à luz de novas evidências e antecedentes.

Esta jornada contará com palestrantes membros da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Banco Mundial (BM), da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA), do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e do Instituto Internacional de Pesquisa em Políticas Alimentares (IFPRI).

No segundo dia, quinta-feira, 5, serão realizados painéis específicos em salas simultâneas, no site oficial do evento, para discutir os sistemas agroalimentares e sua relação com a macroeconomia, desenvolvimento territorial, investimento, alimentação e saúde, e comércio, entre outros tópicos.

No último dia, serão apresentados os temas abordados nas mesas redondas e painéis para dar continuidade e acompanhamento na documentação de apoio à academia, para assistência técnica e projetá-los em um trabalho de diálogo permanente.

Eventos paralelos 

O seminário faz parte das comemorações regionais do Dia Mundial da Alimentação e da comemoração dos 75 anos da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Durante o seminário, serão realizados nove eventos paralelos em diferentes países da região, onde serão abordadas questões locais, além de um evento sobre questões de gênero.

  • Argentina: Argentina Contra a Fome celebra o Dia Mundial da Alimentação / 4 de novembro, das 15h00 às 16h00 (hora local)
  • Brasil: experiências brasileiras de inserção digital em cadeias de comercialização agrícola / 04 de novembro 16h00 às 17h30 (horário local)
  • Costa Rica: Da Agricultura Familiar ao Consumo: Novos Horizontes para a Transformação dos Sistemas Alimentares / 5 de novembro 16h00 às 18h00 (hora local)
  • Equador: O papel dos governos locais nos processos de recuperação econômica do setor agrícola em um cenário de pandemia / 5 de novembro 16h00 às 17h30 (hora local)
  • Peru: Segurança alimentar dos povos indígenas no contexto da COVID-19 / 4 de novembro, das 15h às 16h / 5 de novembro, das 15h às 16h (horário local)
  • Uruguai: A comida do futuro baseada em propostas sustentáveis ​​da terra ao prato / 4 de novembro 15h00 às 17h00 (hora local)
  • Venezuela: Nossas ações são o nosso futuro: Rumo à resiliência e sustentabilidade dos sistemas agroalimentares / 4 de novembro 15h00 às 17h00 (hora local)
  • Caribe: Utilização de acordos do setor público-privado para promover a agricultura resiliente e o agronegócio no Caribe após a crise de COVID-19: Experiências, sucessos e lições aprendidas com o setor de gengibre na Jamaica / 5 15 de novembro: 15h00 horas às 16h30 horas (hora local)
  • Caribe: Compreensão das dimensões da gestão de risco de desastres e adaptação à mudança climática no Caribe” (DRM e CCA) / 5 de novembro 15h00 às 17h00 (hora local)
  • Gênero: Abordando o impacto do COVID19 no sistema alimentar de uma perspectiva de gênero / 5 de novembro 16h00 às 17h30 (horário do Chile)

Premiação do concurso regional de jornalismo do Dia Mundial da Alimentação 2020

No dia 5 de novembro, às 15h00 (Hora Chile), a FAO premiará os vencedores do concurso regional de jornalismo do Dia Mundial da Alimentação 2020.

Sob o lema #ElPoderDeLasHistorias (#OPoderDasHistórias), a organização premiará quatro dos melhores trabalhos com bolsas em prestigiosas universidades da Argentina, Chile, México e Peru.

COMO PARTICIPAR 

Todas as informações sobre o seminário, a comemoração do 75º aniversário, o concurso de jornalistas e os eventos paralelos podem ser acompanhadas no site.

O formato da atividade será online, utilizando a plataforma ZOOM para expositores e transmissão via YouTube, Facebook e Twitter para o público em geral. Será realizada tradução simultânea para inglês / espanhol.