FAO no Brasil

Conferência Regional da FAO é lançada com um apelo para passar do compromisso para uma ação maior

©️Courtesy Minister of Agriculture of Guyana
07/02/2024

Os Ministros da Agricultura e das Relações Exteriores da Guiana, o Vice-Diretor e Representante Regional da FAO na América Latina e no Caribe participaram do evento, no qual foi apresentado o logotipo oficial da LARC 38.

Georgetown, Guiana - O Ministro da Agricultura, Zulfikar Mustapha, e o Ministro das Relações Exteriores, Hugh Todd, da Guiana, juntamente com o Vice-Diretor Geral e Representante Regional da FAO, Mario Lubetkin, participaram do lançamento oficial da Conferência Regional da FAO para a América Latina e o Caribe.

O evento aconteceu no Centro de Conferências Arthur Chung, em Georgetown, Guiana, que sediará esta importante reunião regional de um órgão da ONU em março deste ano.

Durante o evento de apresentação, o Ministro da Agricultura, Zulfikar Mustapha, destacou o compromisso da Guiana em sediar a Conferência Regional da FAO. “Tivemos uma reunião com Sua Excelência Mohamed Irfaan Ali, Presidente da Guiana, e com o Representante Regional da FAO, ressaltando que ao final desta Conferência devemos obter resultados concretos e estabelecer um programa ao qual a América Latina e o Caribe irão aderir nos próximos dois anos e também no futuro. Esta reunião regional nos proporcionará uma oportunidade perfeita para enfrentarmos juntos os desafios relacionados à agricultura e à alimentação."

Por sua vez, o Ministro das Relações Exteriores, Hugh Todd, garantiu que é necessário priorizar a transformação dos sistemas agroalimentares na América Latina e no Caribe. "Isto foi enfatizado durante a última Conferência Regional da FAO em Quito, e estamos confiantes de que a próxima reunião na Guiana, em Março, irá enfatizar os passos necessários para alcançar este objetivo. A nível político e entre os principais grupos de interesse, há uma necessidade de harmonizar esforços para beneficiar a população da região. É hora de aproveitar esta oportunidade e avançar realmente para a transformação dos sistemas agroalimentares."

Mario Lubetkin, Representante Regional da FAO na América Latina e no Caribe, disse: "A Guiana será o centro de uma importante reunião regional onde Chefes de Estado e de Governo, Ministros da Agricultura e Ministros de outros setores, bem como atores não governamentais, se reunirão em um espaço de diálogo e discussão técnica e política, no mais alto nível, sobre alimentação e agricultura, para analisar ações conjuntas que garantam a segurança alimentar da população, promovendo melhores condições de vida e desenvolvimento rural; e contribuindo para o cuidado e uso sustentável dos ecossistemas do qual depende a produção de alimentos.

A Conferência Regional é o órgão máximo de governo regional da FAO. Nele, os países membros se reúnem a cada dois anos e estabelecem as prioridades regionais da Organização para o biênio seguinte.

Participarão V.E. Mohamed Irfaan Ali, Presidente da Guiana, ministros, parlamentares e autoridades de 33 países da região, o Diretor Geral da FAO, QU Dongyu, especialistas internacionais, representantes do setor privado, da sociedade civil, do sistema das Nações Unidas e do mundo acadêmico.

A luta da região contra a fome

A região da América Latina e o Caribe é uma das poucas do mundo que registraram progressos na redução dos números da fome para 2021-2022, representando uma diminuição de 2,4 milhões no número de pessoas afetadas pela fome.

Esta diminuição foi impulsionada pela América do Sul, mas esconde um aumento notável no número de subalimentação no Caribe, de 14,7% em 2021 para 16,3% em 2022.

Esta sessão terá lugar em um país do Caribe, uma das sub-regiões que compartilham vulnerabilidades únicas: aumento dos desafios de segurança alimentar e nutricional, terras agrícolas aráveis​​limitadas e, em muitos casos, maior exposição a eventos climáticos extremos devido à sua localização geográfica.

Durante o evento de lançamento, as autoridades discutiram os múltiplos esforços para transformar os sistemas agroalimentares na América Latina e no Caribe, que se tornaram uma referência para outras regiões do mundo.

A iniciativa CARICOM 25 x 2025, o trabalho dos países do SICA no Corredor Seco Centro-Americano para combater o impacto das mudanças climáticas na produção de alimentos, o novo Plano de Segurança Alimentar e Nutricional da CELAC 2024-2030 e outras iniciativas do G20, MERCOSUL, CAN e Cúpula dos Países Amazônicos são algumas das ações da região para ajudar a garantir a segurança alimentar e nutricional.

A Conferência Regional da FAO será uma oportunidade para alcançar maior consenso e avançar de forma coordenada, promovendo ações e um diálogo aberto que articule capacidades complementares em toda a América Latina e Caribe e apoie os esforços dos países para acelerar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.