FAO no Brasil

FAO lança novo portal de estatísticas sobre alimentação e dietas

©FAO/Manan Vatsyayana
01/02/2024

Novo domínio FAOSTAT concentra-se em estatísticas de dados dietéticos

Roma – Para ajudar a preencher a lacuna de dados e a orientar melhor as políticas dos sistemas agroalimentares sensíveis à nutrição, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) criou um novo domínio no portal FAOSTAT.

O domínio apresenta estatísticas harmonizadas de alimentos e nutrientes de diferentes tipos e fontes de dados dietéticos. Apresenta estatísticas sobre a disponibilidade, o consumo aparente e a ingestão dietética de alimentos, energia e 17 nutrientes principais, captando assim diferentes dimensões ao longo da cadeia de abastecimento alimentar, desde o fornecimento até o consumo a nível individual.

As estatísticas de 186 países desde 2010 estão disponíveis na seção sobre disponibilidade de alimentos e nutrientes, uma vez que se baseiam no trabalho de longa data realizado pela FAO sobre balanços alimentares - contas de utilização da oferta. A ingestão aparente de alimentos e nutrientes deriva de dados recolhidos em inquéritos sobre consumo e despesas familiares que, até agora, só estão disponíveis em alguns países. Também são apresentadas informações sobre a ingestão de alimentos e nutrientes provenientes de pesquisas de ingestão individual representativas em escala nacional.

O novo domínio fornece informações essenciais sobre nutrientes que vão muito além das calorias. A FAO espera que isto ajude a estabelecer prioridades para os sistemas agroalimentares e a motivar os países a investir na facilitação do acesso aos dados dos inquéritos.

“As dietas são o elo entre os sistemas alimentares e muitos resultados nutricionais e de saúde. São necessárias estatísticas robustas sobre a disponibilidade de alimentos e nutrientes, e o consumo de alimentos e nutrientes a nível familiar e individual, para ajudar a compreender a situação local e ser capaz de desenvolver políticas e programas que permitam dietas saudáveis ​​para todas as pessoas”, disse a Sra. Lynnette Neufeld, Diretora da Divisão de Alimentação e Nutrição da FAO.

“O novo domínio responde a uma necessidade premente de melhorar a disponibilidade de dados para informar a transformação dos sistemas agroalimentares, para que produzam os alimentos nutritivos e saudáveis ​​necessários para alcançar dietas saudáveis ​​para toda a população. Para conseguir isso, precisávamos harmonizar as estatísticas de alimentos e nutrientes de domínio público, conforme destacado pelo Grupo de Especialistas de Alto Nível do Comitê de Segurança Alimentar Mundial em 2023”, disse o Sr. José Rosero Moncayo, Estatístico Chefe e Diretor da Divisão de Estatísticas da FAO.

Elementos oferecidos

O domínio “Alimentação e dietas” possui quatro subdomínios, fruto da colaboração entre as Divisões de Alimentação e Nutrição, Estatística e Pescas e Aquicultura da FAO.

A disponibilidade, com base nas contas de utilização e abastecimento, fornece estatísticas sobre o abastecimento de alimentos, energia e nutrientes de 186 países em 2010. Como uma novidade importante, os valores estão agora disponíveis não apenas para energia, proteínas e gorduras, mas também para carboidratos , fibra, cálcio, ferro, magnésio, zinco, fósforo, potássio, tiamina, riboflavina, vitamina C, vitamina A e outros nutrientes importantes de alimentos aquáticos.

As estatísticas de consumo aparente fornecem atualmente informações sobre alimentos e nutrientes para 30 países, com base em inquéritos sobre consumo e despesas familiares.

As estatísticas de cinco inquéritos quantitativos individuais representativos a nível nacional de quatro países fornecem informações sobre a ingestão de nutrientes para alguns subgrupos populacionais, enquanto as estatísticas baseadas no indicador mínimo de diversidade alimentar nas mulheres provêm de 10 inquéritos qualitativos individuais sobre a dieta de nove países.

A informação disponível a nível do agregado familiar e individual é desagregada por rendimento, sexo e grupos etários, e por populações rurais e urbanas sempre que possível, tornando os dados robustos na identificação dos grupos para os quais as intervenções podem ser mais necessárias.

Uso e conclusões

As dietas são a ligação entre os sistemas alimentares e muitos resultados nutricionais e de saúde, e os decisores políticos devem garantir que todas as partes do sistema alimentar trabalhem em conjunto para permitir uma alimentação saudável e prevenir a insegurança alimentar e todas as formas de má nutrição. São necessários dados robustos sobre a disponibilidade e o consumo de alimentos e nutrientes para ajudar a compreender as várias formas de má nutrição, bem como para orientar as políticas dos sistemas alimentares.

As conclusões que podem ser tiradas do novo domínio “Alimentação e Dietas” incluem que o fornecimento global de energia e dos nutrientes presentes aumentou entre 2010 e 2021, embora a taxa de aumento tenha variado de um nutriente para outro. A disponibilidade global de gordura e riboflavina (vitamina B2) registou os maiores aumentos, seguida pela fibra alimentar e pelo cálcio, enquanto os hidratos de carbono e a tiamina (vitamina B1) aumentaram menos. Ao nível do agregado familiar, foram calculadas estatísticas por grupo de rendimento para 26 dos 30 países. Nestes países, as pessoas no quintil de rendimento mais baixo tinham um consumo doméstico de proteína animal inferior ao das pessoas no quintil de rendimento mais elevado.

Este novo domínio é o primeiro site centralizado que compartilha estatísticas sobre todos os tipos de dados relacionados com alimentos. Será alimentado com estatísticas adicionais à medida que mais dados estiverem disponíveis.

Encorajamos os usuários a visitar o novo domínio “Alimentos e Dietas” no FAOSTAT para explorar os dados e visualizações disponíveis.