FAO no Brasil

Sessão Especial no Senado homenageia 70 anos da FAO

14/10/2015

Os 70 anos de criação da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) foram celebrados durante uma sessão especial no senado federal do Brasil. A homenagem ocorreu durante a VII edição do Fórum Inovação, Agricultura e Alimentos realizado em parceria pela FAO, a Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), a Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

“O reconhecimento do senado federal e das entidades do setor agrícola ao trabalho que a FAO vem desempenhando nas últimas décadas é essencial para fortalecer o nosso mandato. Precisamos dessa parceria para seguir com a meta de erradicar a fome no mundo que ainda atinge a quase 800 milhões de pessoas”, ressaltou o representante da FAO no Brasil Alan Bojanic durante a sessão.

Bojanic também chamou a atenção sobre a nova agenda mundial para o Desenvolvimento Sustentável assinada por 193 países membros das Nações Unidas. “A agenda pós-2015, pós Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, traz 17 objetivos e 169 metas. Um dos objetivos é erradicar a fome até o ano de 2030”, e acrescentou “o Brasil é um país muito importante para se alcançar essa meta. A expectativa é que o país nos próximos anos se torne o maior exportador de alimentos do mundo diante dos recursos disponíveis e dos investimentos que têm sido feitos”.

Responsável por convocar a sessão especial, a senadora Ana Amélia disse que celebrar os 70 anos da FAO significa também reconhecer os avanços da agricultura brasileira. A parlamentar ressaltou a importância do setor para a garantia da segurança alimentar e lembrou que se o Brasil conseguiu sair do mapa da fome da FAO pare dos resultados vem da agricultura.

"Temos contribuído, assim, para alimentar, em primeiro lugar, os brasileiros e também a população mundial, que deve chegar a nove bilhões de pessoas no ano de 2050. Os desafios, como se sabe, continuam enormes e extremamente relevantes", afirmou a Senadora.

Ao final de sessão o representante da FAO no Brasil, recebeu uma placa de reconhecimento pelo trabalho da Organização nas últimas sete décadas.

Heróis da revolução verde

Durante a sessão especial também foi entregue o prêmio Heróis da Revolução Verde Brasileira. O prêmio homenageia gestores e pesquisadores do setor agropecuário. Esse é o terceiro ano em que a premiação é concedida a dez personalidades que, pela sua trajetória, contribuíram para que o Brasil fosse capaz de atender à demanda de alimentos e ainda se tornar um grande provedor para o restante do mundo.

Entre os premiados estão Alberto Duque Portugal, pesquisador da Embrapa; Carlos Clemente Cerri, professor do Centro de Energia Nuclear na Agricultura da USP e Geraldo Sant'Ana de Camargo Barros, professor e pesquisador da USP.

Fórum Alimentos

O Fórum Inovação, Agricultura e Alimentos para o Futuro Sustentável debate caminhos e soluções para a agricultura e a pesquisa agropecuária em prol do desenvolvimento sustentado do país, bem como atender o Desafio de garantir alimentos para 9,3 bilhões de pessoas no ano de 2050.

Anualmente organizado pela FAO, Andef, Abag e Embrapa, o Fórum reúne importantes representantes do setor para traçar estratégias de alcançar o desafio de alimentar a população mundial cada vez mais crescente.