FAO no Brasil

Bioinsumos: Desenhando o futuro para uma agricultura sustentável

©FAO/Marina González
04/08/2023

FAO participa de evento em Brasília e reforça compromisso com o fortalecimento da agricultura familiar.

Nesta semana, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) participa do Seminário Nacional: Bioinsumos e Fortalecimento da Agricultura Familiar, realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). O evento visa destacar o papel dos bioinsumos na sustentabilidade dos sistemas agroalimentares e, em especial, nas soluções para o fortalecimento da agricultura familiar e dos pequenos agricultores.

A participação da FAO está alinhada com o compromisso de promover estes sistemas, que buscam alimentar a população mundial de maneira sustentável, sem comprometer a saúde do planeta. Os bioinsumos são produtos de origem biológica formulados com micro-organismos, como bactérias ou vírus, usados para melhorar a produtividade das plantas e as condições dos solos.

Jean Risopoulos, economista sênior do Centro de Investimento da FAO, participa do evento e ressalta que os bioinsumos são um componente essencial na transição rumo a sistemas agroalimentares sustentáveis e seu uso traz benefícios ambientais, produtivos e socioeconômicos.  

“Com resultados comprovados, existe uma janela de oportunidade para promover a adoção dos bioinsumos por meio do financiamento ambiental e climático e promover o desenvolvimento e a produção dos bioinsumos através de financiamento misto e inovador. Avançar em direção a uma agricultura mais sustentável e resiliente é um caminho que a FAO considera prioritário. Para uma transição agroecológica bem-sucedida, os bioinsumos não são suficientes, mas, sem eles, esse processo é impossível”, disse.

FAO, por meio do Centro de Investimento e em colaboração com o Escritório Regional para América Latina e Caribe, está incentivando um intercâmbio de conhecimentos sobre o uso e o potencial dos bioinsumos na região. A expectativa da organização é que o seminário facilite a atenção às demandas de instituições, produtores agrícolas, academia e empresas do setor, que representam uma oportunidade de investimento com alto potencial de impacto na região, particularmente no contexto da agricultura familiar.

 

Saiba mais: https://www.fao.org/support-to-investment/news/detail/es/c/1640339/