Os quatro melhores e a abordagem “garantir que ninguém fique para trás”
O Quadro Estratégico da FAO para 2022-2031 procura apoiar a Agenda 2030, mediante a transformação para sistemas agroalimentares MAIS eficientes, inclusivos, resilientes e sustentáveis, para alcançar uma melhor produção, uma melhor nutrição, um melhor meio ambiente e uma melhor qualidade de vida, sem deixar ninguém para trás.
Melhor produção
Garantir padrões de consumo e produção sustentáveis, através de cadeias de abastecimento alimentar e agrícola eficientes e inclusivos aos níveis local, regional e global, garantindo a resiliência e a sustentabilidade dos sistemas agroalimentares sob condições climáticas e ambientais em mudança.
Áreas programáticas prioritárias:
- Inovação para a produção agrícola sustentável
- Transformação azul
- One Health
- Acesso equitativo dos pequenos produtores aos recursos
- Agricultura digital.
Melhor nutrição
Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhorar a nutrição em todas as suas formas, em particular através da promoção de alimentos nutritivos e do aumento do acesso a dietas saudáveis.
Áreas programáticas prioritárias:
- Dietas saudáveis para todas as pessoas
- Nutrição para os mais vulneráveis
- Alimentos seguros para todas as pessoas
- Redução da perda e desperdício de alimentos
- Mercados e comércio transparentes.
Melhor Meio Ambiente
Proteger, restaurar e promover a utilização sustentável dos ecossistemas terrestres e marinhos e combater as alterações climáticas (redução, reutilização, reciclagem, gestão de resíduos) através de sistemas agroalimentares mais eficientes, inclusivos, resilientes e sustentáveis.
Áreas programáticas prioritárias:
- Sistemas agroalimentares que mitiguem os efeitos das alterações climáticas e se adaptem a elas
- Bioeconomia para uma alimentação e agricultura sustentáveis
- Serviços ecossistêmicos e biodiversidade a favor da alimentação e da agricultura
- Alcançar sistemas alimentares urbanos sustentáveis.
Melhor Qualidade de Vida
Promover o crescimento econômico inclusivo, reduzindo as desigualdades (áreas urbanas e rurais, países ricos e pobres, homens e mulheres).
Áreas programáticas prioritárias:
- Igualdade de gênero e empoderamento das mulheres rurais
- Transformação rural inclusiva
- Emergências agrícolas e alimentares
- Sistemas agroalimentares resilientes
- Iniciativa Hand in Hand (IMM)
- Expansão dos investimentos.
Os quatro melhores constituem um princípio organizador de como a FAO pretende contribuir diretamente para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 1 (acabar com a pobreza), ODS 2 (eliminar a fome) e ODS 10 (reduzir as desigualdades) e apoiar a concretização da Agenda 2030 global, o que é fundamental para alcançar a visão global da FAO.
Os quatro melhores refletem as interligações entre as dimensões econômica, social e ambiental dos sistemas agroalimentares. Também incentivam uma abordagem estratégica e orientada para sistemas em todas as intervenções da FAO.