FAO no Brasil

FAO mobilizará US$ 8,15 milhões para o empoderamento das mulheres rurais na América Latina e no Caribe

©FAO
06/03/2024

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) implementará dois projetos na região, pensados para fortalecer o empoderamento das mulheres rurais e promover o desenvolvimento sustentável. 

Santiago do Chile – A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) anunciou o lançamento de dois projetos para enfrentar os desafios cruciais das mudanças climáticas, da segurança alimentar e da igualdade de gênero na América Latina e no Caribe, em um total de US$ 8,15 milhões. O anúncio foi feito no âmbito da comemoração do Dia Internacional da Mulher.

O primeiro projeto, denominado “Programa de Aceleração do Empoderamento das Mulheres Rurais e a Sustentabilidade Ambiental” visa maximizar o potencial das mulheres produtoras rurais da região em termos de crescimento econômico, conservação da biodiversidade e restauração de ecossistemas a partir do trabalho em Honduras, Jamaica e República Dominicana. A iniciativa procura reduzir as desigualdades de gênero e promover o desenvolvimento inclusivo, contemplando a implementação de programas transformadores de gênero, o desenvolvimento de padrões e ferramentas para práticas de produção sustentáveis ​​e a promoção de boas práticas.

O segundo projeto, “Agricultura Climaticamente Inteligente e Sistemas Alimentares Responsivos ​​ao Gênero no Caribe”, foca na otimização de sistemas agrícolas e alimentares inteligentes em termos climáticos com uma perspectiva de gênero, com o objetivo de aumentar a adoção de tecnologias inovadoras e práticas sustentáveis ​​entre os atores nas cadeias de valor agrícolas para torná-los mais resilientes às alterações climáticas e melhorar a sua capacidade de adaptação para uma gestão de catástrofes inclusiva e sensível ao gênero.

“Com foco na inovação, inclusão e resiliência, procuramos apoiar o empoderamento de milhares de mulheres rurais, integrando as suas vozes e contribuições na mitigação das mudanças climáticas e no alcance da segurança alimentar. Estas iniciativas representam um modelo de colaboração e participação essencial para alcançar o desenvolvimento sustentável”, disse o Vice-Diretor Geral da FAO e Representante Regional para a América Latina e o Caribe, Mario Lubetkin.

A FAO espera que estes projetos contribuam de uma forma transformadora para o empoderamento econômico e social das mulheres rurais, para o desenvolvimento inclusivo nas zonas rurais, para a adoção de tecnologias inovadoras, para o aumento da sustentabilidade ambiental e para a resiliência às mudanças climáticas. Permitindo que a região avance para sistemas agroalimentares com melhor produção, melhor nutrição, melhor meio ambiente e uma vida melhor, sem deixar ninguém para trás.

Ambos os projetos representam um compromisso significativo da FAO para abordar as desigualdades de gênero e contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais na América Latina e no Caribe. Com estas iniciativas, a FAO reafirma a sua dedicação em melhorar a vida das mulheres rurais e das suas famílias, garantindo um futuro mais equitativo, inclusivo e sustentável para todas as pessoas.

Contato de imprensa:

Redes sociais 

  • X: @MujerRuralALC / @FAO_AgriFam/ @FAOAmericas
  • Instagram: @mujeresruralesalc
  • Facebook: Campaña Mujeres Rurales, Mujeres con Derechos