FAO no Brasil

Conferência Regional da FAO: A Amazônia e o Caribe unem-se à transformação rural inclusiva e resiliente da iniciativa Hand In Hand

©FAO/Max Valencia
20/03/2024

A iniciativa, presente em 15 países da região, obteve um impacto significativo na transformação rural, com destaque para o investimento mais eficiente, inclusivo, resiliente e sustentável.

Georgetown, Guiana –  A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) realizou hoje o evento de alto nível “Investimentos específicos para sistemas agroalimentares resilientes, sustentáveis ​​e inclusivos no âmbito da Iniciativa Hand in Hand”, onde partilhou progressos e resultados, bem como os novos desafios nacionais e regionais que serão integrados na iniciativa.

O evento fez parte das atividades da 38ª Conferência Regional para a América Latina e o Caribe, realizada em Georgetown, Guiana. Atualmente, a iniciativa está presente em 15 países da região (México, Cuba, Haiti, Guatemala, Honduras, El Salvador, Nicarágua, República Dominicana, Colômbia, Guiana, Equador, Peru, Bolívia, Paraguai e Chile), refletindo o compromisso de desenvolvimento agrícola e segurança alimentar. O programa conta com uma iniciativa regional ativa focada no Corredor Seco.

Durante a reunião, foi informado que até 2024 serão acrescentadas duas novas iniciativas regionais na Amazônia e no Caribe, que abrangerão 8 e 15 países, respectivamente.

O evento buscou facilitar o diálogo e a troca de experiências sobre a mobilização de investimentos entre países, com os objetivos de divulgar o progresso da iniciativa na região através do olhar das autoridades participantes; facilitar o diálogo e as experiências entre países na mobilização de investimentos para a implementação de notas de investimento a nível nacional e regional; fazer um balanço dos progressos na mobilização de investimentos e definir os próximos passos; e identificar desafios e oportunidades de trabalho.

A iniciativa Hand In Hand obteve um impacto significativo na transformação rural da região, com ênfase num investimento mais eficiente, inclusivo, resiliente e sustentável. Por esta razão, novos mecanismos serão acrescentados para apoiar o investimento na região.

“Estamos preparando uma versão dois da iniciativa Hand in Hand que vai além. Estabelecerá uma métrica de priorização e sustentabilidade muito mais forte que permitirá a convergência das alterações climáticas e do financiamento. É isso que estamos procurando agora. Deixemos que as negociações climáticas e de investimento comecem a convergir, porque isso atrairá muitos investimentos climáticos para o sistema agroindustrial”, disse Máximo Torero, Economista-Chefe da FAO.

Participaram do evento delegados do Paraguai, Panamá, Equador, Haiti, República Dominicana, Nicarágua e Honduras, entre outros.

"Panamá, Costa Rica e Belize reafirmam o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e resiliente ao clima do Corredor Seco Centro-Americano e enfatizam o valor crucial do apoio da FAO através da iniciativa Hand In Hand nos nossos esforços para mobilizar investimentos significativos para este causa”, disse o Embaixador Tomás Duncan, representante permanente do Panamá junto à FAO. 

“Quero dizer que Honduras celebra a iniciativa Hand in Hand e tenho certeza que iremos evoluir. Essa experiência tem sido muito bem-sucedida, devemos reconhecer a importância de trabalhar o associativismo, o cooperativismo, a abordagem em cadeia, a pesquisa, o desenvolvimento de novos produtos e a questão da comercialização”, disse a ministra da Agricultura de Honduras, Laura Suazo. acrescentando que “somente quando o agricultor gerar lucros com o seu trabalho é que alcançará uma segurança alimentar sustentável e gerará rendimentos que o tirarão da pobreza”.

Enquanto isso, Erick Dorrejo, Diretor de Políticas de Desenvolvimento da Zona Fronteiriça do Ministério da Economia, Planejamento e Desenvolvimento da República Dominicana, explicou que o Centro Agroindustrial Enriquillo Norte que faz parte da iniciativa Hand In Hand “é um projeto que visa aproveitar as matérias-primas (agrícolas) com vista a fortalecer os produtores da zona e satisfazer as exigências dos turistas e locais face ao impulso do turismo e dos investimentos.”

Johana Jácome, Subsecretária de Produção Pecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária do Equador, disse que mais de 210 mil produtores poderão se beneficiar das estratégias de investimento apresentadas no Fórum de Investimentos Hand In Hand. “Apelamos para que continuemos a mobilizar recursos e a cooperação a favor dos produtores do meu país.”

Enquanto isso, Maynor Estrada, Ministro da Agricultura, Pecuária e Alimentação da Guatemala, afirmou que “as evidências geradas pela iniciativa Hand in Hand serviram no processo de formulação do Plano de Investimento em Irrigação, que responde à política nacional de irrigação em desenvolvimento”.

Marcos e conquistas da iniciativa Hand In Hand

A iniciativa aumentou a interação com o setor privado, fomentando parcerias pré-existentes e atraindo maiores investimentos.

O Fórum Mundial de Investimento de 2023 marcou um marco importante, com 900 milhões de dólares em investimentos estruturados para sistemas agrícolas sustentáveis, aumentando a produtividade, estimulando a transformação rural e a transição para sistemas climaticamente inteligentes na região.

Com foco na colaboração, no investimento e na inovação, a Iniciativa Mano de la Mano e o Fórum de Investimentos trabalham para construir um futuro agrícola e rural próspero e sustentável na América Latina e no Caribe, por meio de modelos de negócios sustentáveis, oportunidades para empreendedores e empresários, e a fortalecimento de alianças estratégicas.