FAO no Brasil

FAO lança um novo espaço digital para promover a inovação global na agricultura familiar

02/12/2021

A Plataforma Técnica Regional da Agricultura Familiar é uma rede global que busca acelerar os processos de inovação no setor e promover a cooperação internacional.

Santiago/Chile – Uma nova plataforma global de intercâmbio de conhecimentos sobre a agricultura familiar, que promoverá a inovação e o trabalho conjunto entre as diferentes regiões do planeta, foi apresentada hoje pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

A Plataforma Técnica Regional da Agricultura Familiar é uma rede que reúne as experiências de maior sucesso, o conhecimento técnico e as últimas novidades a serem compartilhadas em todo o mundo. A Plataforma está à disposição de governos, organizações da agricultura familiar, comunidade científica e acadêmica e setor privado.

Funcionará como um mecanismo digital de difusão de conhecimento, contará com um centro de convenções virtual e oferecerá espaços e ferramentas digitais para a realização de ações conjuntas como cursos de capacitação, comunidades de aprendizagem, encontros e eventos.

A Plataforma Técnica Regional da Agricultura Familiar possui um repositório de publicações, informações sobre eventos, uma central de notícias e dados estatísticos sobre a agricultura familiar em nível regional e nacional.

“Esta Plataforma Técnica nos permitirá pensar grande, mas também facilitará ações concretas para que a agricultura familiar possa prosperar e fazer contribuições importantes”, disse o Diretor Geral da FAO, QU Dongyu, durante o evento de lançamento global.

O lançamento contou com a presença do Ministro da Agricultura e Pecuária da Costa Rica, Renato Alvarado, e do Economista-Chefe da FAO, Máximo Torero.

Também participaram organizações de agricultores familiares de todas as regiões do mundo, e os representantes regionais da FAO da América Latina e Caribe (Julio Berdegué), África (Abebe Haile-Gabriel), Ásia e Pacífico (Jong-Jin Kim) Europa e Ásia Central (Vladimir Olegovich) e Oriente Médio e Norte da África (AbdulHakim Elwaer)

O Escritório Regional da FAO para a América Latina e o Caribe é o responsável pela implantação da Plataforma Técnica Regional da Agricultura Familiar, devido ao longo histórico da região em políticas públicas, instrumentos e apoio à agricultura familiar.

Inovação para transformar sistemas agroalimentares

A Plataforma Técnica Regional para a Agricultura Familiar é parte de cinco plataformas técnicas regionais que a FAO criou para avançar em direção a sistemas agroalimentares mais eficientes, inclusivos, resilientes e sustentáveis ​​e que, juntas, buscam promover uma melhor produção, melhor nutrição, melhor ambiente e melhor qualidade de vida, não deixando ninguém para trás.

Esta plataforma procura fazer face aos novos desafios e oportunidades que surgem devido às novas tecnologias digitais, às alterações climáticas, às novas exigências alimentares e às alterações demográficas.

A FAO acredita que superar os desafios atuais requer uma resposta coordenada e conjunta. A plataforma recém-lançada será uma contribuição concreta para estimular o intercâmbio de conhecimento e inovação entre as diversas instituições e regiões do planeta.

Plataforma: https://www.fao.org/americas/daf/global