FAO no Brasil

Segurança alimentar na Ucrânia: FAO distribui batatas-semente para famílias rurais vulneráveis

©FAO/Oleksandr Mliekov
19/05/2022

Cerca de 46.000 pessoas receberão assistência durante a campanha de plantio de batata na primavera

Kiev/Roma - Com o objetivo de salvaguardar a segurança alimentar e os meios de subsistência de famílias rurais vulneráveis na Ucrânia, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) distribuiu kits de batata-semente para 17.740 famílias, em 10 províncias do país, para que possam cultivar alimentos para a próxima época de colheita. 

Cerca de 46 mil pessoas serão beneficiadas pela campanha, que conta com apoio financeiro da União Europeia (UE) e do Fundo Central de Resposta a Emergências (CERF). 

“Neste momento, é absolutamente crucial ajudar os produtores. Para grandes e pequenos agricultores, bem como famílias que cultivam hortas caseiras”, disse Pierre Vauthier, funcionário designado da FAO na Ucrânia. “A agricultura, além de ser um dos principais setores econômicos da Ucrânia, é importante para a segurança alimentar do país. Constitui também uma fonte de rendimento essencial para os 12,6 milhões de habitantes rurais, que representam quase um terço da população do país”. 

Nas últimas semanas, um total de 862 toneladas de batatas-semente foram entregues a pessoas necessitadas. A distribuição foi feita a tempo do período de plantio de batata na primavera para garantir que este alimento altamente nutritivo possa ser colhido em setembro. 

Cada família ou domicílio (2,6 membros em média) recebe material de cultivo composto por 50 kg de batata-semente, com uma produção prevista de cerca de 600 kg de batata. Estes podem ser armazenados por muitos meses para serem consumidos mais tarde, usados em épocas de plantio subsequentes ou vendidos em mercados locais. 

Em cada local, a FAO trabalhou em estreita colaboração com as autoridades locais e parceiros de implementação, que ajudaram na segmentação, distribuição, monitoramento e envolvimento com as comunidades. 

“Graças à nossa cooperação com a FAO, entregamos 2,5 toneladas de batatas à Comunidade do Território Rudky, na província de Lviv. Eles servirão 50 famílias que hospedam deslocados internos”, disse Ihor Vuitsyk, Presidente do Conselho da Câmara Agrária de Lviv, um dos parceiros de implementação da FAO. “É importante que uma organização como a FAO ajude efetivamente a população, principalmente os produtores, porque uma das tarefas da FAO é garantir a produção local de alimentos.” 

Cerca de 15 toneladas de batata-semente foram entregues a 300 famílias na província de Lviv, na parte ocidental da Ucrânia. Desse montante, 30 blocos de material foram distribuídos às famílias da aldeia Khlopchytsi, na Comunidade Territorial Agrupada Rudky. Esta vila agora abriga mais de 150 deslocados internos de outras regiões da Ucrânia.  

Outra província contemplada pela campanha de distribuição de batata-semente é Dnipropetrovsk, localizada na parte centro-leste da Ucrânia, onde 3.690 famílias receberam material de plantio. Uma parte foi entregue a 41 aldeias da Comunidade Territorial Conjunta de Verkhniodniprovsk, cujos habitantes abrigam 2.685 deslocados internos. 

“Algumas empresas fecharam, reduziram o quadro de funcionários ou demitiram. Não podemos fornecer trabalho para a população local, mas temos que pensar em como alimentar a população neste inverno”, disse Genadii Lebid, presidente da Comunidade Territorial Conjunta de Verkhniodniprovsk, observando que devido à perturbação e incerteza causada pelo conflito, a população está ansiosa para plantar sua horta e obter alimentos para sua família. 

O trabalho da FAO na Ucrânia 

A FAO trabalha na Ucrânia desde 2003 e, após o início da guerra, a Organização desenvolveu e atualizou seu Plano de Resposta Rápida para prestar assistência agrícola e garantir a segurança alimentar da população mais afetada pelo conflito. 

A resposta da FAO inclui o fornecimento de insumos agrícolas junto com recursos para ajudar os pequenos agricultores e pecuaristas mais afetados a cumprirem os prazos do calendário agrícola. Este apoio permitirá que as famílias produzam hortaliças, cereais, leite, carne e ovos para se alimentarem. 

“Nas próximas semanas, a FAO atenderá 3.700 famílias (9.600 pessoas) por meio de transferências monetárias multifuncionais e mais de 14.600 famílias rurais (38.000 pessoas) por meio de equipamentos para produção de hortaliças que permita a retomada da produção de alimentos tanto para consumo próprio quanto para venda” acrescentou Pierre Vauthier. “Também planejamos distribuir aves e ajudar criadores vulneráveis, fornecendo ração e suplementos vitamínicos e minerais para os animais. Com mais recursos, seremos capazes de alcançar mais pessoas em áreas rurais vulneráveis da Ucrânia.” 

A FAO solicitou US$ 115,4 milhões em financiamento para apoiar 979.320 pequenos e médios agricultores até dezembro de 2022 e para aumentar a disponibilidade e o acesso aos alimentos. Até o momento, a Organização arrecadou USD 11 milhões. Os fundos foram fornecidos pela Austrália, Bélgica, CERF (Projetos de Resposta Rápida), França, Fundação Louis Dreyfus, Fundo Humanitário da Ucrânia, Japão, Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional de Assistência Humanitária e União Europeia. 

Mais contribuições são urgentemente necessárias para poder fornecer assistência a mais pessoas e para salvar a estação agrícola da primavera e apoiar a preparação da colheita. 

Mais informações sobre dados, análises, recomendações de políticas e atividades da FAO em campo podem ser encontradas aqui.

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) relacionados:

  • ODS 1 – Erradicação da Pobreza
  • ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável
  • ODS 10 – Redução das Desigualdades
  • ODS 16 – Paz, Justiça e Insituições Fortes
  • ODS 17 – Parcerias em Prol das Metas