FAO no Brasil

Empoderamento econômico das mulheres da cadeia do algodão é tema de evento virtual

19/03/2023

O objetivo é destacar o papel e os desafios enfrentados pelas mulheres do setor algodoeiro na América Latina para seu empoderamento econômico e visando um setor mais sustentável.

 

Santiago do Chile - Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, celebrado 8 de março, a Rede Latino-Americana de Mulheres do Algodão e o projeto +Algodão do Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO promovem o evento virtual Mulheres do algodão: econômicas empoderamento para cadeias de valor com abordagem transformadora de gênero, dia 24 de março (sexta-feira), às 11h, horário do Brasil. O evento é aberto a todas e todos os interessados ​​no tema e será transmitido ao vivo pelo canal da UNFAO no YouTube: acesse aqui.

O projeto regional +Algodão é desenvolvido em conjunto pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE), Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e sete países parceiros: Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, Haiti, Paraguai e Peru.

O objetivo do evento é comemorar o Dia Internacional da Mulher, destacando o papel e os desafios enfrentados pelas mulheres do setor algodoeiro na América Latina para seu empoderamento econômico visando um setor mais sustentável. Atualmente, as mulheres rurais vivenciam em seu dia a dia a presença de lacunas de gênero em países da região como Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Paraguai e Peru, relacionadas ao direito de propriedade e serviços rurais, entre outros, estando em desvantagem e expostas a maior vulnerabilidade.

A situação das mulheres algodoeiras na região

Segundo a FAO, no setor algodoeiro há um baixo percentual de responsabilidade e decisão das mulheres na lavoura, que não ultrapassa em média 12% no Peru e na Bolívia, ao contrário do Paraguai onde o percentual chega a 30%. Em relação ao direito de propriedade sobre a exploração agrícola, nos países existe uma diferença média de cerca de 63% em relação aos homens, observando que é quase impossível para as mulheres acessar a propriedade da terra; o acesso a recursos financeiros e produtivos é crítico, evidenciando uma disparidade entre homens e mulheres na Bolívia e no Paraguai, o que afeta diretamente o empoderamento econômico e a autonomia das mulheres agricultoras e artesãs que participam da cadeia do algodão.

Projeto +Algodão e a abordagem de gênero

O projeto +Algodão promove iniciativas de cooperação técnica para fortalecer as capacidades institucionais e a inclusão socioprodutiva de mulheres e homens na cotonicultura familiar dos países da região. No âmbito do projeto, é desenvolvida uma estratégia para a integração do enfoque de gênero, que inclui como passo fundamental o reconhecimento da realidade e valor das mulheres e homens produtores de algodão nos países parceiros (Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, Haiti , Paraguai e Peru).