منبر معارف الزراعة الأُسرية

Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar

Guia metodológico

O PEAAF é um Programa de Educação Ambiental destinado ao público envolvido com a agricultura familiar, quer sejam agricultores(as) propriamente ditos ou agentes que trabalham diretamente com este segmento da população. O Programa visa o desenvolvimento de ações educativas que busquem a construção coletiva de estratégias para o enfrentamento da problemática socioambiental rural.

No tocante ao desenvolvimento rural, a adoção de modelos de produção ambientalmente insustentáveis e socialmente injustos têm levado à exaustão dos recursos naturais disponíveis e à inviabilização da permanência das famílias no campo. Torna-se necessário, então, equacionar a proteção do meio ambiente, suas múltiplas formas de uso e a garantia de condições dignas de vida no meio rural.

A produção em bases agroecológicas é orientadora das transformações almejadas. E para que essa transição se torne realidade, é imprescindível o trabalho articulado entre os órgãos e entidades da administração pública e as organizações da sociedade civil para o fomento de processos educativos continuados e permanentes que estimulem “o fortalecimento de uma consciência crítica sobre a problemática ambiental e social”, tal como preconiza a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA).

:
:
:
:
:
:
الناشر: Ministério do Meio Ambiente (MMA) - Brasil
:
:
:
المؤلف: Alex Barroso Bernal
مؤلفين آخرين: Adriana de Magalhães Chaves Martins, Zaira Moutinho
المنظمة: Ministério do Meio Ambiente (MMA) - Brasil
:
السنة: 2015
ISBN: 978-85-7738-202-6
البلد/البلدان: Brazil
التغطية الجغرافية: أمريكا اللاتينية والبحر الكاريبي
النوع: كتاب
لغة المحتوى: Portuguese
:

شارك بهذه الصفحة