Family Farming Knowledge Platform

A intergeracionalidade impulsiona a transformação nos sistemas agroalimentares: reflexões do “World Food Forum”

World Food Forum 2023, com o tema A transformação dos sistemas agroalimentares acelera a ação climática, reuniu 6 mil participantes presenciais e mais de 20 mil on-line. A presença de mais de 1.500 crianças ao longo da semana enriqueceu ainda mais o evento. Com mais de 400 eventos, incluindo atividades paralelas e exposições, o fórum se destacou como um espaço dinâmico e abrangente para discussões sobre a crucial interseção entre a transformação dos sistemas agroalimentares e a urgência da ação climática.

Um aspecto notável do evento foi sua capacidade de conectar diversos participantes, incluindo grupos de jovens, influenciadores digitais, empresas, instituições acadêmicas, organizações sem fins lucrativos, governos, mídia e o público em geral. Ficou evidente o esforço para engajar participantes dos mais diversos países e regiões do mundo e incentivar, particularmente, a presença feminina.

Não apenas nessas iniciativas de empreendedorismo e de geração de inovações tecnológicas o papel da mulher foi evidenciado. O desafio da comunicação e interação intergeracional foi outro tema recorrente nas sessões dos fóruns já referidos. Os jovens e as jovens pesquisadoras que ora se formam vêm ingressando no mercado de forma rápida, altamente capacitados, contribuem para avançar no campo agroalimentar e no equacionamento dos problemas mais urgentes para a sustentabilidade do planeta e da vida.

Title of publication: Jornal da USP
:
:
:
:
:
:
:
:
:
Author: Ana Luiza Gomes Domingos
Other authors: Sílvia Helena Galvão de Miranda
Organization: Universidade de São Paulo (USP)
Other organizations: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq)
Year: 2024
:
Country/ies: Brazil
Geographical coverage: Latin America and the Caribbean
Type: Journal article
Content language: Brazilian Portuguese
:

Share this page