Mulheres e Agroecologia
Coletânea sobre estudos rurais e gênero: Prêmio Margarida Alves 4ª Edição
Esta coletânea contém os trabalhos premiados na 4ª edição do Prêmio Margarida Alves de Estudos Rurais e Gênero, realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio da Diretoria de Políticas para Mulheres (DPMR) e do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (Nead), em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), a Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), a Rede de Estudos Rurais, a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciências Sociais (ANPOCS), a Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), os movimentos sociais de mulheres trabalhadoras rurais, e os movimentos sociais de mulheres rurais ligadas ao campo, às florestas e às águas.
O Prêmio Margarida Alves de Estudos Rurais tem importante papel por estimular o pensamento crítico sobre as práticas de promoção da igualdade entre homens e mulheres no meio rural, servindo de instrumento para combate às desigualdades de gênero no campo.
Sua proposta é inovadora, na medida em que valoriza aqueles que refletem sobre as mulheres rurais e reconhece a produção intelectual de quem trabalha diretamente com ações de assistência técnica e extensão rural voltadas a essas trabalhadoras. Mas, certamente, um dos seus destaques encontra-se na evidenciação das agricultoras familiares e camponesas, ao premiar, em modalidade específica, suas memórias de lutas, sonhos e conquistas.
Mulheres e Agroecologia, tema dessa 4ª edição, registra a participação das mulheres rurais na produção agroecológica e revela as diferentes estratégias adotadas na produção de alimentos saudáveis. Elas são responsáveis, em grande medida, pelo alimento destinado ao autoconsumo familiar e por práticas de manejo ambiental adequadas a seleção e preservação de sementes crioulas. Representam 48% da população rural e são responsáveis por menos de 16% dos estabelecimentos agropecuários da agricultura familiar.