Family Farming Knowledge Platform

Atuação brasileira na América Latina e Caribe relacionada com a soberania e segurança alimentar e nutricional

O presente documento dá continuidade aos objetivos do projeto de identificar e analisar as iniciativas, projetos e outras formas de cooperação Sul-Sul brasileira no campo da soberania e da segurança alimentar e nutricional (SSAN) e do direito humano à alimentação adequada (DHA), desta feita, abordando aquelas voltadas para os países da América Latina e do Caribe. O Brasil mantém antigas e estreitas relações com os países latino-americanos e caribenhos, como é natural, porém, a partir de meados da década de 1980, elas passaram a envolver formas de cooperação mais estreitas e dinâmicas de integração em vários planos (econômico, social, político e cultural), contribuindo para tanto o regime militar no Brasil, assim como de vários outros governos militares no Cone Sul. Governos civis e democraticamente eleitos vão se tornando majoritários na região, ao que se seguiu a ascensão de vários governos com orientação de centro-esquerda, colocando o diálogo entre os países noutro patamar.

Sem pretender dar conta do amplo e complexo leque de relações mantidas pelo Brasil com o continente em que se localiza, pretende-se ressaltar que a atuação brasileira no campo da SSAN e do DHA na região se nutre da condição particular na qual a cooperação se realiza em meio a dinâmicas de integração regional. Isto faz com que a cooperação com os países latino-americanos e caribenhos ofereça possibilidades não encontráveis ou de mais difícil construção na crescente cooperação mantida pelo Brasil com outras regiões do mundo, como é o caso da África. A propósito, é compreensível que as relações Brasil - África nesse campo, como em vários outros, venham recebendo atenção prioritária nas pesquisas e trabalhos acadêmicos e nas agendas dos atores sociais devido às inquietações geradas pela atual investida de diversos países e grandes corporações no continente africano, ocupando de forma quase exclusiva os espaços públicos de debate dedicados à atuação internacional do Brasil.

:
:
:
:
:
:
Publisher: Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
:
:
:
Author: Renato S. Maluf
Other authors: Bruno Prado
Organization: Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (CERESAN)
Other organizations: Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
Year: 2015
:
Country/ies: Brazil
Geographical coverage: Latin America and the Caribbean
Type: Technical paper
Content language: Brazilian Portuguese
:

Share this page