Plateforme de connaissances sur l'agriculture familiale

Caravana de agricultura familiar no Paraná aborda o uso de energias renováveis

Transformar a luz solar, o ar ou substâncias orgânicas em energia pode ser uma ótima opção para os agricultores familiares. Além de ajudar na preservação do meio ambiente, a prática impacta positivamente no bolso. Energia renovável foi um dos temas discutidos na III Caravana da Agricultura Familiar promovida pela Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf-Sul) do Paraná. 

De acordo com Gabriel Ferreira, representante da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead), para falar sobre energias renováveis, é de extrema importância discutir esse tema com os agricultores familiares. Recentemente, o Brasil assinou e ratificou o Acordo de Paris que trata de mitigar as contribuições brasileiras no lançamento de gases de efeito estufa, como o CO2 e o metano. Um desses compromissos é ampliar a participação das energias renováveis para até 23% da geração de eletricidade do Brasil. “Essa é uma grande oportunidade para a agricultura familiar ampliar sua participação no uso e produção das energias limpas, oriundas de fontes renováveis. Todo agricultor familiar tem acesso aos insumos necessários para isso: o sol, os ventos e a biomassa, abundantes no país inteiro”, ressalta.

Além de contribuir com o meio ambiente, o uso de energias renováveis traz benefícios para a renda dos agricultores familiares. Muitos produtores ainda não têm acesso à energia pública e gastam com motogeradores e lamparinas. Outros já têm acesso à energia elétrica, mas podem diminuir o valor da conta de luz ou até mesmo vender o excedente de energia produzida. 

A Sead vem trabalhando fortemente para promover o uso de energia renovável. O Pronaf Eco oferece recursos para implantação de sistemas de produção e uso de energias renováveis com carência, taxas e prazos bastante vantajosos para os agricultores. 

Cerca de 600 agricultores familiares, prefeitos, técnicos e gestores de cooperativas tiveram a oportunidade de conhecer a proposta da Sead para o Programa Nacional de Aproveitamento das Fontes Renováveis de Energia pela Agricultura Familiar. 

Title of publication: Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD)
:
:
:
:
:
:
:
:
:
Auteur: Juliana Andrade
:
Organisation: Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD)
:
Année: 2016
:
Pays: Brazil
Couverture géographique: Amérique latine et les Caraïbes
Type: Article de blog
Langue: Brazilian Portuguese
:

Partagez