Платформа знаний о семейных фермерских хозяйствах

Apoio à implementação do Programa de educação ambiental e agricultura familiar nos territórios

Cenário socioambiental rural brasileiro

O País é hoje um dos maiores produtores de grãos do mundo, principalmente soja e milho, que, juntos, somam cerca de 80% da produção, quase toda exportada, principalmente para a China e Europa, onde é utilizada basicamente na alimentação do gado.

A maior parte da produção de grãos acontece nas grandes propriedades onde as atividades são quase que totalmente mecanizadas, com sistema de produção em monocultivo altamente demandante de insumos (adubos químicos e agrotóxicos). Apesar do retorno econômico (divisas), essa agricultura tem gerado enormes impactos sociais e ambientais. Do ponto de vista ambiental, esse tipo de sistema de produção tem sido responsável pela poluição do solo e contaminação de corpos d’água, pela perda de toneladas de solo, por erosão, e pela perda irreversível da biodiversidade. Do ponto de vista social, há baixa demanda de mão de obra e geração de empregos, provocando concentração da terra e renda.

Os biomas brasileiros vêm sofrendo forte pressão decorrente da expansão da fronteira agrária, em especial a Amazônia, que sofre pelo desmatamento e queimadas, e o Cerrado, um bioma da maior importância para o equilíbrio da vida no planeta e responsável pelos maiores aquíferos brasileiros, que já teve mais da metade da sua vegetação original devastada. A substituição da vegetação nativa pela monocultura de grãos e pelo plantio de pinus e eucalipto, está criando os chamados “desertos verdes”. 

:
Том: 2
:
:
:
:
Издатель: Ministério do Meio Ambiente (MMA) - Brasil
:
:
:
Автор: Alex Barroso Bernal
:
Организация: Ministério do Meio Ambiente
:
Год: 2015
ISBN: 978-85-7738-211-8
Страна/страны: Brazil
Географический охват: Латинской Америки и Карибского бассейна
Категория: Справочник
Язык контента: Portuguese
:

Поделитесь ссылкой на эту страницу