Платформа знаний о семейных фермерских хозяйствах

Apoio à implementação do Programa de educação ambiental e agricultura familiar nos territórios

Fundamentos e estratégias para a educação ambiental na agricultura familiar

A educação ambiental desenvolvida pelo Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar (PEAAF) tem como principal referência a Lei nº 9.795/99 que instituiu a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA).  

A PNEA reforça a necessidade de capacitação dos trabalhadores para atividades de gestão ambiental, visando à melhoria e ao controle efetivo sobre as repercussões do processo produtivo no meio ambiente. Isso exige reflexão e discussão coletiva sobre as diferenciadas formas de apropriação e uso do meio ambiente, pelos diversos sujeitos e grupos sociais de um território. Espera-se que a qualificação desse debate nos territórios contribua para o controle social das políticas públicas e das decisões que afetam a coletividade, o que só pode acontecer com a participação ativa dos agentes sociais interessados.

O art. 13 da PNEA trata da educação ambiental não formal, que engloba “as ações e práticas educativas voltadas à sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais e à sua organização e participação na defesa da qualidade do meio ambiente”. Nesse sentido, buscaremos caminhar por meio da realização do diagnóstico socioambiental do território e do investimento em processos de ensino-aprendizagem baseados na pesquisa-ação participante, na investigação de temas geradores e na educomunicação. Esperamos assim, favorecer a ação coletiva, organizada e qualificada dos grupos sociais, para a defesa da qualidade ambiental.

:
Том: 4
:
:
:
:
Издатель: Ministério do Meio Ambiente (MMA) - Brasil
:
:
:
Автор: Alex Barroso Bernal
:
Организация: Ministério do Meio Ambiente
:
Год: 2015
ISBN: 978-85-7738-204-0
Страна/страны: Brazil
Географический охват: Латинской Америки и Карибского бассейна
Категория: Справочник
Язык контента: Portuguese
:

Поделитесь ссылкой на эту страницу