Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO

Câmara fria apoiará agricultores familiares na conservação de sementes e produção de alimentos

Com apoio do projeto +Algodão, promovido pela FAO e os governos do Paraguai e do Brasil, o Instituto Paraguaio de Tecnologia Agrária inaugura uma câmara fria para a conservação de sementes básicas e certificadas.

Foto: Aldo Ojeda/FAO

Assunção, Paraguai, 2 de dezembro de 2019 - Foi inaugurada na última quinta-feira, 28 de novembro, uma câmara fria no distrito de Caacupé, no Paraguai, que permitirá a conservação de sementes de algodão e outras variedades, com a finalidade de aumentar a proteção de sementes de qualidade produzidas para a pesquisa agrícola paraguaia. A câmara fria foi instalada no Centro de Pesquisa Hernando Bertoni, do Instituto Paraguaio de Tecnologia Agrícola (IPTA). 

Na cerimônia de abertura, o Diretor Nacional do IPTA, Lorenzo Meza, disse que “a câmara fria em nossas instalações nos ajudará a fornecer sementes adequadamente tratadas para várias culturas, tendo como prioridade as variedades nacionais de algodão importantes para o desenvolvimento desse setor”. 

A adaptação da infraestrutura necessária e a aquisição e instalação da câmara fria no Centro de Pesquisa é uma ação apoiada pelo projeto de cooperação sul-sul trilateral executado em conjunto pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e pelos governos do Brasil, representado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e do Paraguai, representado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAG). 

Para a Coordenadora Regional do Projeto +Algodão, Adriana Gregolin, ações como essa que são promovidas no âmbito da cooperação, permitem o protagonismo dos agricultores familiares e fortalecem o compromisso de cada uma das instituições e agências cooperantes para que continuem trabalhando por uma agricultura familiar sustentável. 

O projeto +Algodão Paraguai tem como foco o fortalecimento das capacidades das instituições de extensão rural, de educação agrária e de pesquisa, promovendo o intercâmbio de tecnologias eficientes e sustentáveis, bem como a disseminação dessas boas práticas para contribuir na melhoria da produtividade e da rentabilidade da produção de algodoeira paraguaia. 

Conservação de sementes

Juan Carlos Cousiño, técnico e pesquisador do IPTA, explicou a relevância dessa infraestrutura para uma instituição de pesquisa: “No IPTA de Caacupé, temos várias câmaras de diferentes projetos que abrigam itens como vegetais, ka'a he'e, batatas, cebolas, trigo, entre outros. Mas a câmara que inauguramos agora é muito importante, sobretudo, porque permitirá que agricultores e agricultoras familiares conservem a maior quantidade e diversidade de sementes, além das de algodão, e que irão atender a demanda dos produtores da região e até de outros departamentos próximos a Caacupé ”, destacou Juan Carlos Cousiño. 

Segundo o especialista, os agricultores e agricultoras dedicados à produção de alimentos e ao cultivo de algodão receberão um apoio fundamental, pois esses tipos de câmaras podem manter sementes por longos períodos de anos, com uma temperatura média entre 12 e 15 graus e com umidade inferior a 12%. "Com isso, se houver alguma safra que seja ruim devido a fatores climáticos, os produtores poderão utilizar estas sementes armazenadas na câmara fria", avaliou.