Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO

Curso virtual fortalecerá a capacidade de técnicos em processos de transição agroecológica

A capacitação faz parte das atividades do projeto Semeando Capacidades, realizado pelos governos do Brasil, Colômbia e FAO, no âmbito da cooperação sul-sul trilateral.

Bogotá, 16 de outubro de 2020 - O projeto Semeando Capacidades dá início ao curso de capacitação virtual “Implementação de Processos para a Transição Agroecológica”, promovido conjuntamente pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil (MAPA), Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural da Colômbia (MADR) e Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em aliança com o Serviço Nacional de Aprendizagem da Colômbia (SENA). O lançamento do curso acontecerá nesta sexta-feira (16), com transmissão ao vivo no canal YouTube ONU Colômbia (aqui), às 14h da Colômbia (16h do Brasil).

A formação tem como objetivo realizar uma abordagem conceitual da agroecologia no âmbito da Agricultura Camponesa, Familiar e Comunitária (ACFC); fortalecer as capacidades técnicas dos participantes para compreender e incorporar o enfoque agroecológico na formulação e implementação de políticas e projetos de desenvolvimento rural; e compreender o potencial que a agroecologia oferece para avançar em direção a sistemas agroalimentares justos e sustentáveis.

Nesta primeira versão do curso participarão 60 homens e mulheres de entidades públicas colombianas, tanto em nível nacional como territorial, delegados de organizações rurais e outros atores estratégicos como entidades que prestam serviços de extensão agrícola. Também contará com três participantes convidados do Brasil.

O curso, com duração de cinco semanas, será desenvolvido por meio da plataforma SENA, que contará com um fórum de discussão e reuniões programadas. A estratégia pedagógica inclui diferentes formatos e métodos digitais: programas de computador, internet, aprendizagem online e outras mídias eletrônicas e interativas.

Colômbia e Brasil: semeando capacidades

Parte das ações do projeto regional América Latina e Caribe sem Fome 2025, o projeto Semeando Capacidades, iniciado em 2019, é realizado em conjunto pelos governos do Brasil, Colômbia e FAO, com o objetivo de fortalecer políticas e instrumentos que promovam a rentabilidade e a sustentabilidade do campo colombiano, com especial ênfase na produção da agricultura familiar com enfoque agroecológico, sendo um importante instrumento de apoio ao desenvolvimento rural do país para a transformação econômica, social e política.