Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO

Bolívia recebe sete toneladas de sementes de algodão para fortalecer a produção da agricultura familiar nacional

Com o apoio do projeto +Algodão Bolívia, as sementes foram transferidas para o INIAF, para sua multiplicação e distribuição a pequenos produtores de algodão.

La Paz/Bolívia, 14 de outubro de 2021 - Com o objetivo de fortalecer a produção de algodão e a agricultura familiar, o projeto de cooperação sul-sul trilateral +Algodão Bolívia transferiu 7,1 toneladas de sementes de algodão da variedade CCA 348, Mandiyuti, categoria básica II, ao Instituto Nacional de Agricultura e Inovação Florestal (INIAF), do Ministério de Desenvolvimento Rural e Terras (MDRyT) da Bolívia. Essas sementes, produzidas no período 2018/2019, são adequadas para reprodução sob produção técnica.

Estas sementes, fruto de três anos de trabalho do projeto +Algodão Bolívia, foram produzidas em unidades de demonstração de sementes, sob a coordenação e supervisão do INIAF Sementes, que realizou a análise, identificação, caracterização e registro da variedade.

O objetivo desta transferência é promover a multiplicação desta variedade como um importante contribuição para o início do Programa Nacional do Algodão. Essa semente é armazenada na câmara fria do INIAF, localizada no município de Warnes.

O projeto +Algodão Bolívia é executado em conjunto pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE) e os ministérios do Desenvolvimento Rural e Terras (MDRyT) e de Desenvolvimento Produtivo e Economia Plural (MDPyEP) da Bolívia. 

Resgate de sementes

Uma das ações desenvolvidas pelo projeto foi o resgate, após 10 anos, de duas espécies de algodão, uma delas, a única variedade boliviana, denominada CCA 348 Mandiyuti, obtida pelo Centro de Pesquisa Agropecuária (CIAT) da Bolívia. Com o apoio do projeto +Algodão Bolívia, foi possível a produção de 19,6 toneladas de semente Mandiyuti, categoria Básica I, entre 2017 e 2020. 

O projeto também apoiou o resgate do algodão colorido com cinco tons de marrom e um branco, que é usado por mulheres indígenas para fazer artesanato.  A primeira colheita de algodão colorido no país foi em 2017, atingindo 2.570 kg de semente de cinco variedades: marrom escuro, marrom claro, louro, marrom e branco, pertencentes à espécie Gossypium barbandense L. Por meio do Serviço Nacional Têxtil (Senatex) foram realizados testes de fios e de confecção de roupas, como camisetas e camisetas com resultados positivos.