FAO in Mozambique

Novo projecto para gestão sustentável de florestas na Província da Zambézia

©WB
02/03/2018

A província da Zambézia no centro de Moçambique tem a segunda mais alta perda em termos de áreas total de florestas, perdendo 31,000 ha anualmente, sobretudo devido a agricultura itinerante e exploração de carvão. (Dados do Inventário Florestal Nacional, 2007).

Devido a estes factores, a degradação ambiental é frequente em muitas zonas de Moçambique, retirando às comunidades locais os benefícios que teriam de actividades de exploração legal dos recursos florestais.

Em resposta a estes desafios, a FAO apresentou recentemente na província da Zambézia o projecto "Pagamento por Serviços Ambientais em Apoio a Conservação Florestal e Meios de Vida Sustentáveis", com o objectivo de promover a conservação da biodiversidade e a mitigação das mudanças climáticas em ecossistemas de florestas de miombo através da melhoria do mecanismo de canalização de receitas existente.

O evento contou com a participação do Director Provincial de Terra e Ambiente da Zambézia e outros parceiros do sector que operam naquela província.

O projecto prevê Benefícios Ambientais Globais directos para redução do desmatamento do ecossistema de miombo e emissões relacionadas.

Em termos de apoio técnico, o projecto pretende formar técnicos do Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural (MITADER) e de ONGs que trabalham no sector , bem como de outros sectores (agricultura, minas, turismo e pescas).

Serão abrangidos no projecto os distritos com actividades florestais, nomeadamente: Alto Molocué, Chinde, Gilé, Gúruè, Ilé, Lugela, Maganja da Costa, Milanje, Mocuba, Mopeia, Morrumbala, Nhamarroi, Nicoadala e Pebane.

Importa referir que em Moçambique, a FAO é um dos principais parceiros na reforma política e legal no sector florestal desde 1995 e um dos prestadores de assistência técnica na formulação de políticas e no desenvolvimento de capacidades para a gestão comunitária de recursos naturais.

A Organização tem prestado apoio a projectos tais como 'gestão comunitária de recursos florestais e faunísticos' e a actual iniciativa da União Europeia (UE) de Apoio à Legislação, Governação e Comércio de Recursos Florestais (FLEGT).