FAO in Mozambique

MULEVALA: Grupo de poupança contribui para a melhoria das condições de vida

Aida Chao
21/02/2022

A senhora Aida Chao, é natural distrito de Mulevala no povoado de Ndala, província da Zambézia, tem 28 anos de idade e duas filhas. Ė Membro do grupo de poupança WIWANANA ORERA, que entrou através da sua vizinha, com a qual ouviu falar sobre as vantagens de ser membro do Grupo de Poupança e Crédito Rotativo (GPCR).

Quando se apercebeu das vantagens, foi até ao grupo, mostrou interesse para se tornar membro e, por sua vez, os membros do grupo aceitaram o seu pedido. A sua primeira poupança foi de 20,00Mt e passou aumentar as suas poupanças normalmente como os outros membros. À semelhança dos outros membros que solicitavam créditos para a implementação de actividades de geração de rendimento, Aida Chao também solicitou um crédito no valor de 750,00Mt, mas com um certo receio, porque nunca tinha desenvolvido um negócio. Com o crédito, a senhora Aida iniciou um negócio de venda de bebida alcoólica de fabrico caseiro, no mercado construído pelos membros do Grupo PCR.

Com a receita do negócio, ela conseguiu devolver o crédito e respectivos juros ao grupo de poupança. Assim, a senhora Aida Chao mostra-se muito satisfeita por pertencer ao grupo de poupança WIWANANA ORERA e a facilidade que teve em aceder ao crédito que, segundo ela, contribuiu para a melhoria das suas condições de vida. O agradecimento maior vai para a sua vizinha que lhe contou das vantagens de pertencer a um grupo de poupança. À semelhança de Aida, vários membros deste grupo de poupança têm recorrido ao crédito para melhorar as suas condições de vida através de implementação de variadas iniciativas.

Refira-se que esta acção enquadra-se no âmbito da implementação do projecto Pagamento Por Serviços Ambientais (PES), que visa essencialmente contribuir para a Conservação Florestal e Meios de Subsistência Sustentável. Neste sentido, a Associação para o Fortalecimento Comunitário (UATAF-AFC) tem estado a prestar serviços para FAO, na implementação do PES, com a responsabilidade especifica de estabelecer Grupos de Poupança e Crédito Rotativo (GPCR) nas comunidades dos distritos de Maganja da Costa, Alto Mólòcue, Mulevala e Gilé, na província da Zambézia, e oferecer treinamentos em desenvolvimento de negócios para apoiar a conservação florestal e ambiental.