FAO in Mozambique

O meu primeiro filho do PROMOVE Agribiz

08/09/2022

8 de Setembro de 2022- "O primeiro filho" que Isabel Saíde teve do PROMOVE Agribiz é, na verdade, uma filha, que se junta às quatro biológicas da agrodealer de Nametória Sede: é uma carrinha de caixa aberta que comprou em 2021, quando viu o volume de vendas aumentar depois de aderir ao sistema de e-voucher da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Desde então, a carrinha permite-lhe chegar aos povoados mais remotos do Distrito de Angoche, actualmente um dos de mais difícil acesso na Província de Nampula.

Isabel Saíde tem 47 anos e, desde 2017, vende insumos agrícolas na loja que construiu em frente da sua casa. Contudo, "foi com o aumento da procura por insumos de qualidade pelos produtores locais, que compram com o e-voucher do programa PROMOVE Agribiz, que o negócio mais cresceu", conta.

Além de comprar a primeira carrinha, melhorou a sua casa e criou um campo de demonstração do uso de insumos agrícolas com uma área de 1,5 ha. Lá, dá "a oportunidade aos produtores locais de ver o desenvolvimento das diferentes culturas" que cultiva – milho, amendoim, gergelim, mandioca e feijões: holoco, boer e nhemba. Tudo com sementes certificadas e fertilizantes.
É lá que lhes explica, na prática, como se faz correctamente a sementeira, mostra as diferenças entre variedades das culturas, como o milho ZM 523 ou o amendoim LJ 24, assim como entre os ciclos, que podem variar entre 90-100 e 100-120 dias, como no caso do milho, por exemplo.

"O PROMOVE Agribiz está a deixar o meu coração livre"
Isabel Saíde, agrodealer
Província: Nampula, Distrito: Angoche

Hoje, o primeiro filho, como a agrodealer lhe chama, tem um irmão, uma segunda carrinha, e entre motorista, gerente e ajudante, que a apoiam nas vendas móveis, empregados da loja e de casa, operadores de pulverização de cajueiros, agricultores que trabalham nos 52 ha de campo de produção e pedreiros para novas construções, já emprega 19 pessoas. As construções concentram-se num terreno que comprou recentemente e destinam-se a um armazém e uma segunda loja.

INSUMOS AGRÍCOLAS DE QUALIDADE
Incentivando o investimento na produção agrícola

O e-voucher é um mecanismo que facilita o acesso a insumos agrícolas de qualidade – sobretudo sementes certificadas – através de um subsídio temporário, co-financiado pelo produtor e pelo PROMOVE Agribiz. Simultaneamente, o e-voucher serve de ferramenta para a promoção de boas práticas agrárias e para o fomento de uma rede comercial sustentável de venda de insumos agrícolas nas áreas de implementação do programa.
Antes de aderir ao PROMOVE Agribiz, Isabel "fazia o [seu] negócio normal, o dinheiro que tinha era pouco". Desde então, continua, está cada vez mais feliz. "O PROMOVE Agribiz deu-me uma nova vida. Este programa está a deixar o meu coração livre."

"Se cultura fosse pessoa, insumo seria alimento"
Isabel Saíde, agrodealer
Província: Nampula, Distrito: Angoche

"A pessoa pode ter campo, mas não ter como comprar sementes de qualidade, então usa grãos. O PROMOVE Agribiz está a ajudar os pequenos produtores a ultrapassar essa barreira." Para garantir que as sementes que vende não vão desiludir os clientes e "têm boa qualidade mesmo", diz a comerciante, assim que as adquire dos fornecedores, a própria volta a fazer um teste de germinação na sua loja. "Quando usa insumo de qualidade, cultura cresce bem, de forma saudável, sem doença, não murcha e a produção é maior. Se cultura fosse pessoa, insumo seria alimento."

Isabel conta ainda que, "dantes, conseguia comer, conseguia comprar cadernos para as filhas, mas a vida era normal", não era como agora. "Agora, sou chamada de patrão, naquele tempo ali, era chamada de senhora."

E não é só Isabel que beneficia: as comunidades em redor, por onde passa com a sua carrinha nas vendas móveis, "são como mulheres apaixonadas pelo PROMOVE Agribiz", diz, rindo-se perante a imagem que a afirmação cria. "É um benefício muito grande, muito mesmo."

PROMOVE Agribiz: "Por uma agricultura sustentável e orientada para o mercado"

O PROMOVE Agribiz pretende contribuir para o aumento da produtividade e resiliência de pequenos produtores agrários, melhorando a prestação de serviços de extensão agrária e financeiros e fomentando parcerias comerciais com empresas ao longo de cadeias de valor agroalimentares nas províncias de Nampula e da Zambézia.

Um de seis programas financiados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED) como abordagem integrada de desenvolvimento rural nas duas províncias, o PROMOVE Agribiz é implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), pela Avaliação
de Impacto do Desenvolvimento (DIME) do Banco Mundial e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável (FNDS).