FAO in Mozambique

Celebração do Dia Mundial da Alimentação 2023 na Província de Cabo Delgado, Norte de Moçambique

©FAO-Valige Tauabo, Governador de Cabo Delgado, provando receitas nutritivas feitas com produtos da província de Cabo Delgado
16/10/2023

16 de Outubro 2023, Pemba, Moçambique- No espírito de colaboração, a FAO Moçambique estabeleceu uma parceria com o governo provincial de Cabo Delgado, juntamente com agências das Nações Unidas e organizações não governamentais, para acolher um evento do Dia Mundial da Alimentação na cidade de Pemba, a capital provincial.

O Dia Mundial da Alimentação (DMA) é uma iniciativa global dedicada à consciencialização sobre a importância de sistemas alimentares sustentáveis tal como ao combate à fome em todo o mundo. A FAO designou o dia 16 de outubro como Dia Mundial da Alimentação em 1979.

O evento deste ano chamou atenção sobre a importância da água como a base da vida e da alimentação. O dia contou com vários discursos, incluindo da sua excelência o Governador da província de Cabo Delgado e do Diretor Provincial da Agricultura e Pescas, sublinhando o papel fundamental que a água desempenha na produção de alimentos e na segurança alimentar e nutricional. Houve, também, uma exposição com alimentos e bebidas preparadas usando frutas e vegetais produzidos localmente, demonstrando não só o potencial de alto valor acrescentado que poderia ser derivado da transformação destes produtos em bolos e sumos, mas também que a produção agrícola no norte de Moçambique tem o potencial de satisfazer as necessidades nutricionais da sua população.

"Hoje, somos chamados a intensificar as nossas atividades de educação e boas práticas para alcançar uma nutrição e saúde adequada para as famílias moçambicanas. A água é um recurso importante e estratégico para a humanidade, ela mantém a vida no nosso planeta. A celebração de hoje constitui uma oportunidade para sensibilizar a população sobre a importância da água e da nutrição. O acesso à água potável e segura para a população deve ser lembrado nesta data como uma preocupação que deve ser incluída nas nossas prioridades." - Valige Tauabo, Governador de Cabo Delgado.

A água potável é muitas vezes tomada como garantida. À medida que o planeta enfrenta desafios cada vês mais agravados, como o crescimento rápido da população e a necessidade de assegurar o seu desenvolvimento económico sustentável, as implicações ambientais da urbanização e os efeitos cada vez mais intensos das alterações climáticas, a necessidade de preservar e gerir de forma sustentável os recursos hídricos torna-se cada vez mais premente. A gestão ambiental está intimamente ligada à qualidade de vida. A promessa transformadora de "Não deixar ninguém para trás" é fundamental para responder a estas necessidades e garantir que ninguém, especialmente os mais vulneráveis, as mulheres e as crianças, seja excluído de beneficiar de um melhor ambiente, melhor produção, melhor nutrição e vida melhor.

O tema central do Dia Mundial da Alimentação este ano e o reconhecimento que a água, apesar de de ser um recurso, é uma força que sustenta a vida, a base da nossa alimentação. O tema "Água é vida, água é alimento" reflete a estreita ligação entre a água, a agricultura e a segurança alimentar.

O acesso fiável à água é fundamental na implementação de agricultura e meios de subsistência sustentáveis. A água é essencial para a produção e diversificação das culturas, a criação de gado e a satisfação das necessidades nutricionais das famílias. Atualmente, cerca de 1,4 milhões de pessoas precisam de segurança alimentar e apoio aos meios de subsistência no norte de Moçambique. O trabalho da FAO Moçambique para aumentar a disponibilidade, acesso e melhorar a gestão dos recursos hídricos tem como objetivo afetar positivamente a produção agrícola e a segurança alimentar e nutricional das famílias.

Os agricultores desempenham um papel crítico na utilização e gestão sustentável da água e o processo de capacitar-lhes envolve a criação de meios de lhes facilitar acesso à informação e ferramentas apropriadas. Ao dotar os agricultores de conhecimentos sobre sistemas de irrigação eficientes e inovadores, técnicas de recolha e conservação da água e práticas sustentáveis no domínio da água, é possível criar um futuro promissor para a agricultura em Cabo Delgado.

"Se prestarmos atenção à importância dos recursos hídricos, podemos transformar a vida da população de Cabo Delgado, das pessoas deslocadas internamente, das comunidades de acolhimento e dos retornados. Ao criar sistemas eficientes e resilientes que maximizem de forma racional e duradoura o uso dos recursos hídricos, podemos aumentar os níveis de produção e produtividade e satisfazer as necessidades alimentares e nutricionais da população de Cabo Delgado." - Brasilino Salvador, Oficial de Projeto, FAO Moçambique.

O Dia Mundial da Alimentação 2023 deixou claro uma mensagem poderosa e convincente aos governos de todo o mundo, incentivando-os a investir na gestão integrada dos recursos hídricos, uma vez que a água desempenha um papel multissetorial na agricultura, nutrição e segurança alimentar, bem como na integração da saúde e da proteção. Este investimento não diz respeito apenas à água, mas também à erradicação da pobreza e da fome. O Dia Mundial da Alimentação 2023 serviu como um forte lembrete do potencial da água para transformar vidas e meios de subsistência. Com um esforço unificado para preservar o planeta e nutrir os seus habitantes, sem dúvida alcançáramos o nosso objetivo de fome zero.

Para descobrir mais sobre as iniciativas impactantes da FAO em Moçambique e no mundo, mantenha-se atualizado no Twitter via @FAOMozambique.