FAO in Mozambique

Director-Geral da FAO participa na Cimeira da União Africana

G. da Silva apoia o compromisso de Malabo da UA de erradicar a fome em África até 2025
30/01/2015

O Director-Geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), José Graziano da Silva, participou esta sexta-feira (30.01.) na Cimeira da União Africana (UA) em Addis Ababa. O encontro dará atenção especial ao compromisso dos líderes africanos de erradicar a fome no continente até 2025 bem como aos esforços no sentido de fomentar o papel das mulheres rumo à prosperidade em África.

Espera-se que os Chefes de Estado e de Governo presentes na capital etíope discutam, no encontro, a Declaração de Malabo de 2014 sobre erradicação da fome. A Comissão da UA e a Nova Parceria para o Desenvolvimento de África (NEPAD) apresentaram, já esta semana, um roteiro e uma estratégia de implementação para este objectivo.

"A minha presença na Cimeira da UA, onde foram apresentados a estratégia de implementação e o roteiro de Malabo, aprovados pelos Chefes de Estado, é crucial para a FAO" disse Graziano da Silva. "Nós acompanhámos a UA e a NEPAD desde o início desta jornada e continuaremos a fazê-lo até vermos uma África sem fome com a participação de intervenientes-chave dos governos, do sector privado, da sociedade civil, dos jovens e das mulheres."

A FAO apoiou a elaboração da estratégia e do roteiro de implementação pós-Malabo, reunindo representantes dos sectores público, privado e da sociedade civil para identificar acções que visem reduzir perdas pós-colheita e desperdício de alimentos.

Ao longo do último ano, a Organização também facilitou eventos de advocacia tanto a nível do continente como global, tais como uma conferência internacional sobre agricultura familiar em Angola e o Dia da Segurança Alimentar e Nutricional em África da Comissão da UA.

Fortalecendo as mulheres africanas

Na agenda da Cimeira da União Africana, que termina este sábado (31.01.), está ainda 2015 – Ano do Empoderamento das Mulheres e do Desenvolvimento Rumo à Agenda Africana para 2063, uma iniciativa que visa reforçar o potencial das mulheres para gerar mudança em África.

A participação de Graziano da Silva na 24ª Sessão Ordinária da Cimeira da União Africana vem na sequência do convite feito pela Comissão da UA e é uma continuação da parceria entre a UA e a FAO, que já desenvolveu programas concretos incluindo o Fundo Fiduciário de Solidariedade Africana.