FAO capacita 12 funcionários do MITADER em mapeamento de erosão de solos
A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) capacitou 12 agentes do Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural (MITADER) em Sistemas de Informação Geográfica (GIS), incluindo a componente Sistema de Posicionamento Global (GPS). Estes sistemas permitirão fazer o mapeamento da erosão de solos em Moçambique através do processamento e da interpretação de imagens de satélite via internet.
A formação realizou-se entre os dias 20 de Junho e 1 de Julho, na cidade da Matola, e dirigiu-se a funcionários de diversos departamentos do MITADER.
Este projecto, que tem como objectivos melhorar a implementação do Plano de Acção para a Prevenção e Controlo da Erosão do Solo, vai permitir a criação de uma base de dados fiável sobre a situação da erosão do solo e a instituição de uma comissão multissectorial sobre a prevenção e controlo da erosão dos solos.
Segundo a Chefe do Departamento de Gestão Ambiental do MITADER, Guilhermina Amurane, uma das beneficiárias da formação, o curso "foi muito útil, uma ferramenta multidisciplinar, que vai ajudar a capitalizar a informação e os conhecimentos sobre o mapeamento da erosão dos solos no país".
Após a formação, Guilhermina Amurane referiu que o MITADER está "a elaborar os termos de referência para iniciar um trabalho de mapeamento de erosão dos solos nas províncias de Nampula e Niassa".
De acordo com a Oficial de Programa da FAO, Carla Cuambe, depois destas formações, seguir-se-á a testagem e harmonização, no campo, de toda a metodologia aprendida. "Com base neste conjunto de formações, os técnicos estão capacitados para realizar, de forma sistemática, a identificação, classificação, mapeamento e gestão da informação sobre a situação de erosão de solos em Moçambique".
Esta formação complementou o curso sobre o levantamento e classificação dos tipos de erosão de solos e gestão da base de dados sobre erosão de solos, realizado em Dezembro de 2015.