FAO in Portugal

FAO visita delegação da Fruta Feia

22/07/2014

Lisboa – Realizou-se durante a tarde de hoje uma visita da equipa do Escritório da FAO em Portugal à delegação da Fruta Feia no espaço do Ateneu Comercial de Lisboa, com o objetivo de ficar a conhecer melhor este projeto inovador de combate ao desperdício alimentar e de promover sinergias.

A Fruta Feia é um projeto recente que surge como resultado da necessidade de combater o desperdício alimentar que ocorre a montante da cadeia de abastecimento agroalimentar, através da sensibilização e alteração do comportamento dos consumidores.

Estudos recentes da FAO demonstram que cerca de um terço dos alimentos que são produzidos no mundo são desperdiçados ao longo da cadeia de valor dos alimentos, perfazendo cerca de 1.3 mil milhões de toneladas por ano. Um terço do que se desperdiça daria para alimentar as 842 milhões de pessoas que passam fome no mundo hoje. Em Portugal, estima-se que são desperdiçados um milhão de toneladas de alimentos por ano, 17% da produção total. Este valor situa-se abaixo da média mundial mas é, ainda assim, preocupante, pois resulta não apenas em elevadas perdas económicas, como tem também graves impactos sociais e ambientais.

As causas do desperdício alimentar são variadas ao longo da cadeira agroalimentar e diferem de região para região. Nos países desenvolvidos, uma parte significativa deste desperdício é resultado da procura preferencial, tanto pelo lado da grande distribuição, como por parte dos consumidores em geral, por produtos perfeitos, frutas e hortícolas com a cor, formato e calibre mais apelativos. Desta forma, parte dos produtos agrícolas, apesar de saborosos e de qualidade, são desperdiçados por não corresponderem a determinados parâmetros estéticos. Esta realidade resulta num desperdício de cerca de 30% para os agricultores.

“A cooperativa Fruta Feia surge da necessidade de inverter tais tendências de normalização de frutas e legumes que nada têm a ver com questões de segurança e de qualidade alimentar. Este projecto visa combater uma ineficiência de mercado, criando um mercado alternativo para a fruta e hortaliças “feias” que consiga alterar padrões de consumo. Um mercado que gere valor para os agricultores e consumidores e combata tanto o desperdício alimentar como o gasto desnecessário dos recursos utilizados na sua produção”, pode ler-se na descrição do projeto.

Com a criação deste canal alternativo, os produtos que seriam desperdiçados (que ficariam nos campos, que seriam destruídos ou que seriam canalizados para a industria dos sumos, de fraca rentabilidade) são comprados diretamente pela Fruta Feita aos próprios agricultores e vendidos semanalmente aos consumidores associados através de cabazes. Desta forma, todos saem a ganhar. Os agricultores conseguem rentabilizar a sua produção e assim compensar os seus esforços (tempo, água, energia e terrenos agrícolas). Os consumidores têm a possibilidade de obter frutas e hortícolas da época, de ótima qualidade e a um preço mais baixo do que nos supermercados.

Desde o início do projeto em 2013, com os atuais 420 consumidores associados e cerca de 2 mil pessoas em lista de espera, a Cooperativa Fruta Feia evitou já o desperdício de 37.720 Kg de frutas e hortaliças.

A Fruta Feia abriu a sua primeira delegação no dia 18 de novembro de 2013 em Lisboa, no espaço da Casa Independente, à qual se seguiu a segunda no dia 15 de abril de 2014, no espaço do Ateneu Comercial de Lisboa. O objetivo é conseguir replicar este modelo ao longo do território nacional através da abertura de delegações locais e, assim, potenciar os impactos positivos já alcançados.

Pode consultar mais informações sobre este projeto em: http://www.frutafeia.pt/