FAO in Portugal

Seminário aborda a importância da Agricultura Familiar no âmbito dos circuitos curtos de abastecimento

30/10/2014

Lisboa - Realizou-se hoje no Cineteatro Municipal João Mota em Sesimbra, o Seminário "Agricultura Familiar e Circuitos Curtos". Um evento que contou com a presença de investigadores, agricultores entre vários agentes locais e até consumidores, teve como objetivo potenciar a reflecção sobre a importância da agricultura familiar e da comercialização de proximidade, enquanto vetores de desenvolvimento e crescimento social, económico e ambiental.

Inserido no Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF) em 2014, este seminário pretendia colocar em evidência a importância das iniciativas locais, aumentando a sua visibilidade, identificando e procurando soluções para as suas lacunas e oportunidades para promover um desenvolvimento mais equitativo e equilibrado no seio social.

Inserido no primeiro painel do dia com o tema denominado: A Agricultura Familiar: O que é?, Hélder Muteia, Representante da FAO em Portugal e junto da CPLP, fez uma apresentação subordinada ao tema. Neste primeiro grupo houve a oportunidade de assistir à discussão de temas relacionados com a agricultura familiar, nomeadamente em Portugal, e ainda sobre a questão dos “circuitos curtos” como estimulo ao desenvolvimento rural.

Na parte da tarde tiveram lugar as apresentações de vários casos práticos, seguidos por um debate que envolveu todos os participantes. A encerrar o programa foram abordadas as questões das Redes Colaborativas de Produção Local, das Hortas Solidárias, bem como a Importância da Preservação.

Organizado pela Associação para o Desenvolvimento Rural da Península de Setúbal  - ADREPES, ANIMAR, Ministério da Agricultura e do Mar, Instituto Superior da Agronomia, INIAV, Câmara Municipal de Sesimbra e Hortas Solidárias da Quinta do Conde.

Mais informações em: http://www.adrepes.pt/files/SeminarioAgricultura.pdf