FAO in Portugal

Coleção de livros infantis promove o combate ao desperdício alimentar

15/06/2015

Lisboa – No passado dia 27 de maio foi lançada uma coleção de livros infantis com a temática do combate ao desperdício alimentar, uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa em parceria com a associação DariAcordar e a Fundação EDP, no âmbito do projeto Alimentação Saudável.

O lançamento da coleção teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, tendo a FAO estado representada por Hélder Muteia, Representante da FAO em Portugal e junto da CPLP e a restante equipa do Escritório da FAO em Lisboa.

O Presidente da Associação DariAcordar, António Costa Pereira, iniciou a sessão, salientando o trabalho de equipa desenvolvido. Seguidamente teve a palavra Margarida Pinto Correia, Diretora de Inovação Social da Fundação EDP: “Este projeto deixou uma semente em cada um de nós”, disse.

A vereadora da Educação da Câmara Municipal de Lisboa, Graça Fonseca, explicitou o carácter educativo da coleção de livros e o seu papel em sala de aula, mas também de transmissão de conhecimentos através das crianças no contexto familiar, para a redução do desperdício alimentar.

A encerrar a sessão foi realizada a leitura de alguns excertos dos livros pelas crianças presentes, que receberam ainda exemplares.

Esta coleção tem como objetivosensibilizar os alunos do 1º ciclo para a importância de evitar o desperdício alimentar através de histórias sobre as atitudes que podem ser mudadas no dia-a-dia. Os quatro livros começarão por ser distribuídos gratuitamente pelas escolas do Município de Lisboa, podendo a coleção vir a fazer parte do plano nacional de leitura e a iniciativa a ser alargada a outros municípios.

Os livros são destinados a crianças dos 6 aos 10 anos e são ferramentas lúdico-pedagógicas, com sugestões de atividades relacionadas com o tema abordado em cada um deles. Têm textos de Marta Hugon, Isabel Zambujal, José Luís Peixoto e de Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães e ilustrações de António Jorge Gonçalves, Rodrigo Sousa, Catarina Bakker e Carla Nazareth.

A associação DariAcordar, responsável pelo movimento Zero Desperdício, tem trabalhado com FAO, nomeadamente através da iniciativa SAVE FOOD, ao nível da divulgação e sensibilização sobre o tema do desperdício alimentar.