FAO in Portugal

Leguminosas: Alimento, matéria-prima e fonte de energia

17/05/2016

Lisboa - Realizou-se no dia 12 de Maio, no Tagusvalley (Parque Tecnológico do Vale do Tejo), em Abrantes, um seminário sobre as diferentes utilidades das leguminosas nas suas diversas vertantes, como o próprio alimento, matéria-prima e também como fonte de energia.

Os discursos de abertura ficaram a cargo da Dra. Maria do Céu Alburquerque, Presidente da Tagusvalley, e do Dr João Patrício, representante do Instituto Politécnico de Tomar.

Hélder Muteia, Representante da FAO em Portugal e Junto da CPLP, foi convidado a proferir a palestra com o tema: ‘Ano Internacional das Leguminosas: sementes nutritivas para uma vida saudável’.

A Dra Carla Motta, do Departamento de Alimentação e Nutrição do InstitutoNacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, falou sobre a ‘Importância das Leguminosas no Sector Agrícola’, e da Dra Francelina Correia, abordou o tema, ‘novos produtos e outras fontes proteicas’.

Para finalizar, o Engenheiro Juliano Tomás, fez uma abordagem sobre a energia sustentável com recurso à soja, conferindo assim uma prespectiva diferente sobre o potencial da soja.

O seminário também contou com um almoço confeccionado com base em leguminosas por uma turma da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes (EPDRA), sob coordenação do Chef Silvio Martins e do Chef Fernando Correia.